Reading time: less than 1 minute
Anônimo
Bauxita
Essa situação realmente não aconteceu comigo, mas com um brasileiro encarregado de mostrar aos acionistas americanos de uma empresa de mineração onde ficavam todos os platôs de bauxita na região amazônica, no oeste do Pará. Como ele não sabia pronunciar direito bauxite em inglês, o discurso dele foi mais ou menos assim:
– Gentlemen, if you look, you’ll see bullshit everywhere. On your left there is bullshit, on your right there is bullshit, in front of you there is bullshit. Everything here is bullshit! And this bullshit is all yours!
Cf. Qual é a tradução de “SHIT”?
Moral da história: Consulte o Macmillan Dictionary e ouça a pronúncia de bauxite. Confira a definição de bullshit dada pelo American Heritage® Dictionary.
Speak up! We’re listening…
Gostou da história? Você sabia dizer “bauxita” em inglês? Conhecia a pronúncia de “BAUXITE”? Por favor, envie sua resposta na seção de comentários, no rodapé da página. Muito obrigado pela participação! Se você gostou do que leu, clique no ícone da rede social de sua preferência, à esquerda, e compartilhe o mico com os amigos.
Se você gostou dessa história e quiser ler outras semelhantes, conheça o livro “Aprenda inglês com humor – Micos que você não pode pagar”, de Ulisses Wehby de Carvalho, ©Tecla SAP, 2012. Leia a resenha.
Envie seu mico para a gente…
Quem nunca deu bola fora ao falar ou escrever inglês? Os relatos de situações constrangedoras vividas por quem ainda não possui domínio da língua inglesa têm o objetivo de divertir, ensinar e evitar que mais gente caia em armadilhas parecidas. Se você conhece um caso parecido, envie sua contribuição para [email protected]. Nomes e e-mails não são divulgados.
É possível aprender inglês com música?
Assista ao vídeo Inglês com música – 5 estratégias para você ficar fluente e conheça todos os benefícios e vantagens que o estudo de inglês com música proporciona. Inscreva-se no canal do Tecla SAP no YouTube!
[…] Cf. A bauxita e o maior mico de inglês de todos os tempos […]
[…] Cf. A bauxita e o maior mico de inglês de todos os tempos […]
[…] Cf. A bauxita e o maior mico de inglês de todos os tempos […]
Chorei! hahhahaha
🙂
[…] de pronúncia. Nem sempre o resultado é catastrófico como na história descrita em “A bauxita e o maior mico de inglês de todos os tempos“, mas é sempre bom estar de olhos e ouvidos bem […]
Nossa, coitado. Se bem que a pronúncia realmente me pegou.
Olá Ulisses, Tecla SAP está me ajudando muito, obrigado de verdade!!
Patrício, tudo bem?
Muito obrigado pelo comentário simpático. É sempre legal saber que o conteúdo está sendo bem aproveitado.
Abraços
Weberty, tudo bem?
Obrigado pelo interesse no Tecla SAP. Escrevi sobre cursos online em https://www.teclasap.com.br/ingles-online-qual-e-o-melhor-curso/
Dê uma olhada lá e confira o que pode servir para o seu perfil.
Abraços
Tenho um amigo, filho de americanos do sul, que nasceu e cresceu no Brasil. Um belo dia, ele estava com um grupo de teólogos canadense na cidade onde morava e queria mostrar o centro comunitário para eles. Ele anunciou que a próxima parada era o “community center”. E o que foi que entenderam os canadenses: “community sinner” ou seja, o pecador comunitário… pelo belo sotaque sulista com o qual meu amigo fala….
Guys… I have no doubt that the only expression for this is…..Holy shit!!! …… Lol
LOL Eu precisava dessa risada! Excelente exemplo para pensar. Estou no Canada ha mais de 30 anos e ha palavras que ainda tenho que fazer uma pausa antes de abrir a boca. Nao e que nao saiba a pronuncia correcta e que apesar dos anos o meu cerebro ainda se recusa a usar sons que nao reconhece na minha lingua original e requer uns segundos mais para pensar:)
HAHAHAAHAHHA. essa foi demais! xD
O mais triste é saber que nossas riquezas estão se tornando “all theirs”.
Não existe mico melhor que este.
Luiz Gustavo, tudo bem?
Este é um dos meus favoritos também. Obrigado pelo interesse no Tecla SAP e pelo comentário. Volte mais vezes.
Abraços a todos
Ulisses, é um mico memorável e não foi o primeiro em se tratando de ‘bauxite’ e do mesmo empreendimento, onde eu cuidava da comunicação e de relaçòes institucionais. Sei não, mas vai ver até que eu estava por lá. Juruti, não? Bem, certa feita, contratamos um conhecido estúdio para cuidar da locução do vídeo institucional da Mina e a tal locutora, que venderam como americana, também pronunciou ‘bullshit’ . Quase tive um troço na hora. Mas, em Português, há quem pronuncie ‘bauquisita’, ainda. Talvez seja problema do minério…abraço!
https://www.teclasap.com.br/2006/09/21/bauxite/ ~> Bauxite isn’t bullshit. =P
Dei uma gargalhada enorme aqui na agência agora. https://www.teclasap.com.br/2006/09/21/bauxite/
aheuhauehUAHeuh RT @mayumiotani Dei uma gargalhada enorme aqui na agência agora. http://bit.ly/5E0v75
hauhsuhauhsuhauhushuahusa…eu faço química…essa é a melhor!
hauhsuhauhsuhaus
Estou morrendo de rir com esse mico..com certeza a melhor de todas… 😀
Roxana,
Muito obrigado pela visita e pelo comentário. Concordo contigo; esse é um dos micos mais engraçados do Tecla SAP.
Abraços a todos