10 motivos para você aprender inglês com o Facebook

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Ulisses Wehby de Carvalho

10 motivos para você aprender inglês com o Facebook

O fenômeno Facebook é recente. Aliás, tudo relativo à Internet é recente, principalmente quando tratamos de hábitos e comportamentos ligados ao aprendizado de idiomas. Os efeitos, naturalmente, não podem ser medidos de maneira instantânea e o objetivo desse texto é apenas levantar algumas suposições baseadas unicamente na observação empírica.

facebook

Os primeiros blogs dedicados ao ensino da língua inglesa foram criados há cerca de 10 anos. O sucesso de público que alcançaram é fato inconteste, facilmente comprovado pelos números de visitantes que recebem todos os dias. As redes sociais, no entanto, surgiram ainda há menos tempo. Seu potencial multiplicador de audiência, em especial o do Facebook, catapultou esses blogs a patamares jamais imaginados pelos blogueiros pioneiros no início dos anos 2000.

As razões desse crescimento exponencial, a meu ver, se explicam por algumas características inerentes a essa nova forma de comunicação e disseminação de conteúdo. Seguem esses motivos em ordem aleatória.

Cf. Aprender inglês no Google+

1. Na hora certa

facebook_clockO conteúdo oferecido em uma rede social chega na hora em que o leitor/aluno está mais disposto a assimilar informação. Ou seja, é justamente naqueles momentos de lazer em que a pessoa abre o Facebook para dar uma olhada no que está acontecendo na vida de parentes e amigos. A “micro-aula” chega camuflada em meio à enxurrada de informações na linha do tempo. O conteúdo informativo é consumido, portanto, de maneira quase imperceptível.

2. Humor

Grande parte do material distribuído pelos blogs com dicas de inglês no Facebook contém uma boa dose de humor. São piadas, trocadilhos, cartoons, frases com duplo sentido etc. que invariavelmente despertam a curiosidade do internauta. Essas brincadeiras, portanto, desempenham o importante papel de motivar os leitores. A consequência imediata é a busca da informação para entender o que está sendo dito e, literalmente, não perder a piada.

Cf. Aprenda inglês com humor

3. Tamanho certo

O tamanho médio de um post já é reduzido. Em um artigo escrito em um blog não há mais do que alguns parágrafos em que as informações são condensadas. A vida moderna é cada vez mais agitada e quase ninguém tem tempo para leituras mais densas e prolongadas. Esse conteúdo é quase sempre resumido ainda mais em uma rede social. Em compensação, as doses são mais frequentes.

4. Mais de uma fonte

Não é incomum os leitores curtirem mais de uma fan page com dicas de inglês. Afinal de contas, cada uma tem o seu próprio estilo de abordar o ensino da língua inglesa. Um leque variado de informações proporciona às pessoas interessadas um cardápio variado e atrativo. Aumentam-se, portanto, as chances de a pessoa encontrar aquilo que estava querendo e/ou precisando aprender.

5. Em qualquer lugar

Não podemos nos esquecer de que, hoje, o conteúdo é consumido em qualquer lugar. Não é demais lembrar também que tablets, smartphones, notebooks e outros dispositivos portáteis não só se prestam aos games e a outras formas de entretenimento. Sem grandes dificuldades, os bancos de ônibus, de automóveis (exceto o do motorista) e de vans podem ser transformados em cadeiras escolares. Uma sala de espera no médico ou no dentista pode ser o ambiente ideal para ouvirmos um podcast. Por sinal, uma maneira bem mais inteligente de passar o tempo do que folhear revistas fúteis, não é?

6. Frequência certa

O volume de mensagens será sempre na dose certa porque o conteúdo que você não aproveitar, ou seja, não estiver online para consumir, se perde na linha do tempo do Facebook. Não há prejuízo nenhum, no entanto, porque sempre haverá material novo a seu dispor quando você acessar a sua rede social favorita novamente.

7. É grátis

Nunca é demais lembrar que todos esses serviços são gratuitos. Há, é lógico, produtos e serviços à venda na maioria dos blogs dedicados ao ensino de inglês, principalmente nos mais profissionais. Não há como pensar em blogs que se sustentem apenas com a receita advinda da venda de espaço publicitário. É evidente que a compra desse material educativo extra é opcional. Em suma, é possível absorver muita informação sem gastar nenhum centavo.

8. Interação

facebook people

A troca de informações entre os membros dessas comunidades virtuais acaba favorecendo o aprendizado. Por mais boa vontade que possam ter, é humanamente impossível esperar que moderadores esclareçam todas as dúvidas de inglês que surgem em, por exemplo, uma fan page do Facebook. Não raro, portanto, um membro do grupo – seja aluno ou professor de inglês – ajuda a esclarecer uma dúvida de vocabulário, gramática ou pronúncia. O resultado prático é que todos saem ganhando.

9. Caos

Sim, o caos nesse caso é positivo! Engana-se quem acredita que o aprendizado de um idioma estrangeiro se dá de forma ordenada. A sequência lógica em que são apresentados os tempos verbais em um livro de gramática, por exemplo, com o presente sendo seguido pelo passado, depois pelo futuro e os tempos perfeitos etc. só faz sentido na cabeça do gramático. Na prática, o aprendizado se dá de maneira caótica. As estruturas são formadas pouco a pouco, sem sequenciamento lógico e invariavelmente permanecem incompletas. Em resumo, os tijolos não são assentados como em uma parede. Muitos ficam no ar por muito tempo até que, como uma peça de um quebra-cabeças, aparece um elemento que se encaixa e dá forma, cor e solidez ao muro. Uma fan page no Facebook com dicas de inglês não deixa de ser também uma olaria. 😉

10. Personalização

As redes sociais sabem identificar as suas preferências. Os algoritmos selecionam o conteúdo que mais interessa ao leitor com base em seu comportamento passado. No Facebook, por exemplo, se você costuma curtir, comentar e compartilhar o conteúdo publicado por uma determinada fan page, há maior probabilidade de o conteúdo desta mesma página aparecer na sua linha do tempo futuramente em vez do conteúdo de outra fan page com a qual você raramente interage. Em suma, o conteúdo vai ficando cada vez mais personalizado para atender o seu gosto.

Enfim, mesmo se você não acreditar em nada do que escrevi até aqui, você há de concordar comigo que não custa nada tentar, não é? O Facebook e as redes sociais em geral não representam a panaceia, a cura de todas as mazelas, do aprendizado de inglês, mas são ferramentas que contribuem com o desenvolvimento de centenas de milhares de pessoas todos os dias. Se você ainda duvidar, experimente. O Tecla SAP está no Facebook, no Twitter, no Google+ e no LinkedIn. Se preferir, você pode receber o conteúdo por e-mail.

Cf. Autonomia não é só para autodidatas

CfAprender inglês com dicas é possível?

Cf. Dicas práticas para você melhorar seu inglês

Cf. Quanto tempo vou levar para ser fluente em inglês?

Speak up! We’re listening…

Se você conhece outro motivo para aprender inglês com o Facebook ou qualquer outra rede social, por favor, envie sua sugestão nos comentários. Faça críticas e dê sugestões via comentário para que mais gente possa conhecer sua opinião. Assim todos saem ganhando. Muito obrigado!

Referência: Top 100 – As cem melhores dicas do Tecla SAP de Ulisses Wehby de Carvalho, ©Tecla SAP, 2014.

0 0 votos
Article Rating
Inscrever-se
Notificar de
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

19 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
eu
eu
10 anos atrás

Uma dica e criar uma conta e fazer somente amigos americanos, canadenses, ingleses…..enquanto eles nao souberem que vc e brasileiro ou nao e de um pais de lingua inglesa, eles falarao normalmente com vc, nao tentando usar vocabulario formal ecoisas assim, e isso e um salto e tanto no aprendizado, alem de aprender girias, principalmente brb e varios usos da famosa “f” word e palavra s#it

Ueritom
11 anos atrás

“…Uma fan page com dicas de inglês não deixa de ser também uma olaria.” Perfeita colocação!

Murilo Marques Moutinho
Murilo Marques Moutinho
11 anos atrás

Muito bom os seus 10 motivos para aprender inglês no face.Como sempre sua clareza e equilíbrio ao analizar um tema se destaca de uma maneira surpreendente e quem sai ganhando realmente somos
nós, cada vez mais.Parabéns!

Anna
Anna
11 anos atrás

Hi,
I love learning in facebook, e-mail, blogs.
Internet helos a lot, and as I teach myself and don’t have too much time, this short “classes” and the tips help me so much.
Thank you one more time for the posts.
Love tecla sap!!!

Norman Lima
Norman Lima
11 anos atrás

Fala Ulisses, blz?
O Teclasap está off line? Não recebi mais feedback por email, de dúvidas comentadas nos posts.
All the best!

Aline Chaveiro
Aline Chaveiro
11 anos atrás

Curto e indico o blog Tecla Sap!!!! The best!!!

Rubens C. Bispo
Rubens C. Bispo
11 anos atrás

Quanta interação….Parabéns…. Na mosca…
E, ainda para confirmar tudo, “encontro” por aqui, comentários do Grande Denilso…
Dizer o que?
Quem sou eu…

Nota 10 para vocês.

Carolina Scaramucci
Carolina Scaramucci
11 anos atrás

Sou professora e digo mais, preparo minhas aulas através do Facebook, pois como uso muito material dos blogs que estão diretamente conectados ao Fb, já virou minha rotina, pesquisar e elaborar aulas, salvo vídeos na minha timeline, escrevo inclusive, a data que foi dada e a turma, tudo isso privado, claro, rs. Por isso permaneço on o tempo todo, e se o Tecla Sap e\ou Inglês na Ponta da Língua postam algo e eu perco, não é mesmo?

Obrigadaaa por compartilharem conhecimento, vocês são demais!!!

Sérgio Luiz Araújo Silva

Eu só didira uma coisa, em se tratando de rede social o google plus é muito mais civilizado (contendo aind o caos) mas assim como o gmail é mais utilizado por pessoas cultas o g+ também é melhor para aprender inglês, inclusive com número mairo de postagens neste idioma.

José Luiz
José Luiz
11 anos atrás

Concordo contigo! Uso o G+ muito mais que o FB! O G+ é um ecossistema muito mais limpo e interessante, sem falar nos recursos que oferece. A interação com postagens úteis em Inglês é algo que não se vê em outras redes, pena que seja desconhecido para a grande maioria dos brasileiros.

Jucelene Oliveira
Jucelene Oliveira
11 anos atrás

Nossa, adorei o texto e faz muito sentido essa análise. O que eu queria mesmo era uma fórmula mágica de aprender inglês. Não aguento mais dizer que estudo inglês e me sentir totalmente vulnerável à língua, com receio de alguém me fazer uma pergunta e eu não entender. Como essa língua me desanima. Oh, Gosh!

Yury
Yury
11 anos atrás

Ótimo post!
Sempre venho ao Tecla SAP e outros sites de aprendizagem de inglês através do Facebook, e realmente é uma ótima maneira para se aprender inglês, pois pela curiosidade acabo lendo vários artigos!

Jonathas
11 anos atrás

Pra mim melhor ainda no Google+. É possível acessar os posts em meio ao Stream, mas pode-se criar um círculo relacionado… Sei que o Tecla Sap ainda não recebe muita interação por lá, mas já existem comunidades colaborativas com mais de 10000 estudantes, por exemplo.

Andreson Doicher
Andreson Doicher
11 anos atrás

De fato vc esta corretissimo Ulisses, curto todas as fan page de ingles procuro absorve ao maximo seu conteudo, e acabo unindo o util ao agradavel…parabens pelas dicas!

Denilso de Lima
11 anos atrás

Hello, Ulisses!

Adorei os 10 motivos acima! Simplesmente perfeito e tudo muito bem colocado! A única coisa a acrescentar é que nos dias de hoje só não aprende quem não quer; afinal, as oportunidades (fontes) são inúmeras. Portanto, aqueles que realmente querem aprender percebem isso e tiram muito proveito de tudo aquilo que pessoas como você fazem. Parabéns!

Denilso