Reading time: 3 minutes
Pronúncia do i por Ulisses Wehby de Carvalho
Pronúncia do i
A pronúncia do i em inglês
A pronúncia do i das palavras it, sit, fit e na expressão this is it, entre muitas outras, representa dificuldade especial para todos os brasileiros. O motivo é o fato de não possuirmos em nosso idioma um som correspondente. Você pode até me perguntar: “mas e o som da letra ‘i’ das palavras ‘vivo’, ‘livro’, ‘vida’ etc., não é o mesmo?” Não. O “i” dessas palavras se assemelha ao som de eat, beat, treat, ou seja, um “i” bem nítido e mais longo.
O som do “i” de palavras como, por exemplo, kit, é um som, em geral, mais curto e está mais ou menos entre o nosso “i” e o nosso “ê”. Você conhece a canção Beat it, de Michael Jackson? Ela é uma excelente referência, pois o título da música é repetido várias vezes e fica mais fácil notar a diferença entre os dois sons de “i”. Ouça a música e depois capriche na pronúncia para ler o exemplo abaixo.
- Eat it!
- Coma!
A pronúncia do i no OneLook
Se você estiver em dúvida sobre a pronúncia do i de qualquer palavra da língua inglesa, consulte o OneLook, o Google dos dicionários online. Faça buscas gratuitas em mais de mil dicionários online. Escolha um dos dicionários e clique no ícone do fone de ouvido para ouvir o arquivo de áudio e esclarecer eventuais dúvidas. É grátis!
Pronúncia do i — Posts relacionados
A pronúncia do i no YouGlish
Para ouvir a pronúncia do i em qualquer palavra da língua inglesa em situações reais, vá ao site YouGlish, digite a palavra que deseja ouvir e espere a ferramenta fazer uma busca em vídeos do YouTube. Você pode escolher entre três opções de pronúncia: americana, britânica e australiana. No vídeo YouGlish: a ferramenta que vai turbinar seu inglês!, você aprende a tirar maior proveito desse recurso extraordinário. É grátis! Bons estudos!
Playlist Pronúncia
Assista aos vídeos da playlist Pronúncia do canal Tecla SAP com Ulisses Carvalho no YouTube! Conheça dicas práticas para você não cair nas principais pegadinhas. Ter uma boa pronúncia é fundamental para você se comunicar em inglês com muito mais confiança!
Clique aqui e confirme para se inscrever gratuitamente no canal Tecla SAP com Ulisses Carvalho no YouTube. Enriqueça seu vocabulário de inglês, aperfeiçoe sua pronúncia e amplie seus conhecimentos gerais. Bons estudos!
Speak up! We’re listening…
Gostou das dicas sobre a pronúncia do i? As informações contribuíram para você ampliar seus conhecimentos? Participe na seção de comentários, no rodapé da página. Muito obrigado.
Referência
Guia Tecla SAP: Pronúncia, de Ulisses Wehby de Carvalho, ©Tecla SAP. Leia a resenha para obter mais informações sobre o livro eletrônico.
[…] Já usei o nome de Michael Jackson aqui no blog para escrever dois textos. Um deles explica a diferença de pronúncia entre eat e it. Qualquer tentativa de se explicar por escrito essa importante diferença fonética surte poucos efeitos. Ao ouvirmos o clássico Beat It, no entanto, fica bem mais fácil detectar essa sutileza. A dica completa está em “Pronúncia do ‘i’“. […]
[…] beach / bitch, entre várias outras duplas. Para se aprofundar no assunto, leia os posts “Pronúncia do ‘I’” e “SHIT x SHEET: We don’t use this s… in […]
Eu moro ha 3 anos no Canada, sempre gostei de ingles, ja ia para la regularmente desde 2006, e ainda sofro horrores com esse maldito “i”, pois nao tem mesmo jeito de saber quando se pronuncia “i” ou “ai”, ja perguntei para muitas pessoas e ninguem soube me explicar. Meu marido, que e canadense, ate que tentou (em alguns casos tipo “hide e hidden”, “dining e dinner”, por causa das consoantes duplas), mas disse que nao tem certeza, porque na escola so gostava de exatas, e que o negocio e decorar, porque nem eles mesmo sabem porque pronunciam assim ou assado. O consolo e saber que ele nao consegue aprender portugues e ja desistiu de pronunciar corretamente as poucas palavras que sabe.
eu sei que ingles e dificil e tal,mas eu tenho as estatisticas dos sons vocalicos em porcentagens e comparadas.Mas gostaria que todos os interessados estudassem mais e cheguem nas próprias conclusões.
Quase nunca comento Ulisses. Mas simplesmente adoro esse site e suas dicas. O exemplo de hoje com as referências de MJ está perfeito. Você sabe transmitir seu conhecimento. Parabéns!
Marfiza,
Obrigado! Comente mais vezes, por favor! 😉
Abraços a todos
Ulisses,
Achei muito interessante esse Post…
Pois eu tambem me sinto confusa com a pronuncia de algumas palavras… :/
Mas é só eu estudar mais… Que consigo aprender.
Na verdade vi o post sobre a musica Beat It do Micjael Jackson, e resolvi dá uma dica de outra musica… Eat It do Weird Al Yankovic, nao sei se voce conheci, mas essa musica é um parodia a musica do Michael Jackson…
Ela é muito legal por sinal! E ainda vai ajudar o pessoal a pronunciar as palavras Eat It.
Bom é isso! Gostei bastante do Post!
Um Abraço!
Dan.
Dan,
Tudo bem? Obrigado pela sugestão de seu comentário. Não conheço a paródia. Para fins didáticos, acredito que a canção original tenha um apelo bem maior.
Abraços a todos
Perguntei à um amigo meu sobre a minha dúvida e ele me deu a seguinte resposta. Que o som do i muda conforme a consoante que le acompanha.Olhei no meu dicionário e o que ele disse faz sentido.
Mas quero saber mais.
Gisele maira, gostaria que me respondesse por que sexta, xarope, auxiliar, exagero e sexo; o X tem pronúncias diferentes?
Se me tirar essa dúvida, eu tiro a sua…
reply atrasado…mas estava navegando no blog e vi a sua dúvida…
abraços!
Não fico satisfeita com a resposta, porque ainda estou curiosa e confusa, por não ter uma resposta que me convença
Gisele,
Que bom que não ficou satisfeita com a resposta. É sinal de que você tem curiosidade e não descansa até saciá-la. Boa sorte em sua empreitada!
Abraços a todos
Eu chegando muito tarde…
Estou lendo o livro “como não aprender inglês”, e lá o autor deu uma dica é essencial (foi para mim) para quem quer estudar, não só idiomas, mas se enquadra pra quase tudo. “Seja curioso ao invés de questionador”.
Abraço.
PS. Estou devorando o blog.
estou iniciando um curso de inglês na fisk.Perguntei ao meu prof° o por que que live e life se pronuncia de forma diferente.ele não soube me responder.
Gisele,
Obrigado pelo interesse no Tecla SAP. O seu professor não sabe qual é a explicação porque ela não existe. Há coisas no estudo dos idiomas que não têm necessariamente uma razão lógica ou uma explicação. Aprende mais rápido quem aceita esse fato e se concentra na aplicação de expressões e estruturas.
Abraços a todos
É um artigo bem util, de fato, mas na questao o “i” soando com “Y” é que eu me embolo. Parece que o unico jeito é decorar quando é um e quando é outro.
Vinicius,
É isso aí. Não há lógica na pronúncia das palavras em inglês. O jeito é ir, aos poucos, memorizando como as palavras são faladas. Com calma você chega lá.
Abraços a todos
Lidia,
Você quer saber por que a pronúncia do “i” é umas vezes /i/ e outras vezes é /ai/? Sugiro que você pegue uma senha e entre no fim da fila porque tem muita gente querendo a mesma resposta.
O texto acima não trata da sua dúvida. Leia-o novamente com atenção. Falo da diferença – quase imperceptível para os brasileiros – entre os sons de “EAT” e “IT”.
Abraços a todos
Por que será que, ao invés de decifrar o enigma do SOM da vogal “i” em inglês, as vezes ser fechado como em LIVE e as vezes ser aberto, como em LIFE, os “experts” ficam apenas dando os exemplos mais óbvios que o mundo já está cansado de saber, em vez de explicar o porquê desta alteração no som do “i” ?????