Reading time: less than 1 minute
France Presse / Correio Braziliense
Quem fala duas línguas fica senil mais tarde, diz estudo
A prática do bilinguismo permite retardar a senilidade. A constatação foi feita por um estudo de um instituto canadense de pesquisa, cujos resultados foram revelados na quinta-feira. “Nós constatamos que falar duas línguas em vez de uma está associado a um atraso no desenvolvimento da senilidade”, declarou em um comunicado Ellen Bialystok, professora da Universidade de York.
Cf. Vocabulário: Pesquisa
Cf. Falsas Gêmeas: TEACHER x PROFESSOR
Os cientistas descobriram que, em um grupo de 184 pessoas estudadas e que acabavam de se consultar devido a problemas cognitivos, os sintomas de senilidade apareceram, em média, aos 71,4 anos entre as pessoas que falam apenas um idioma, e aos 75,5 anos entre os bilíngues.
Cf. Os 10 erros mais comuns de quem estuda inglês
Esta diferença existe mesmo quando levado em conta o nível educacional, o sexo e o meio social ou país de origem das 184 pessoas estudadas. Nenhum tratamento farmacológico teve um efeito tão espetacular quanto a prática de dois idiomas segundo pesquisadores canadenses, que ressaltaram que os resultados são preliminares.
Cf. 10 dicas infalíveis para quem quer aprender inglês
Estes serão publicados na edição de fevereiro da revista “Neuropsychologia”. O estudo foi realizado pelo Instituto de Pesquisas Rotman, associado à Universidade de Toronto.
Cf. Como aprender inglês com as séries de TV
Cf. 10 motivos para você acompanhar as dicas do Tecla SAP
Entendi o título perfeitamente, mas seria muito legal se você tivesse um link para o artigo original a respeito da pesquisa. É que tem algumas pessoas que eu gostaria que vissem o artigo que acredito está em inglês. Posso traduzir, mas tem gente que não acredita a não ser que seja com os próprios olhos… Você não tem Ulisses?
Um abraço!
Adriana,
Tudo bem? Obrigado pelo interesse no Tecla SAP. Esse post foi ao ar em 2007, época em que eu ainda publicava textos de outros blogs e sites na íntegra. É claro que eu citava a fonte, mas não sabia que essa cópia acabava penalizando o site que postava conteúdo duplicado na Internet. Tentei encontrar o texto em inglês fazendo uma busca no Google, mas, aparentemente, ele não está mais no ar.
Abraços a todos
Adriana, dê uma olhada nesse link aqui…que é uma entrevista com a psicologa… Ellen Bialystok…que fez a pesquisa no http://www.surinenglish.com/20110628/news/costasol-malaga/speaking-languages-helps-prevent-201106281159.html
Eu também entendi o mesmo !!!lol…e vim correndo ler !
Concordo com o Vitor e com a Giselda.
Tive a mesma impressão que as pessoas aí em cima… rsrs
https://www.teclasap.com.br/2007/02/23/quem-fala-duas-linguas-fica-senil-mais-tarde-diz-estudo/
Já tinha lido coisa parecida, mas o título desse artigo me chamou muito a atenção, pois dava a impressão de dizer o contrário.
Dependendo de como ler, pode entender “quem fala duas linguas acaba ficando senil”.
Comigo aconteceu o mesmo.
Nossa, que susto que levei tbm… O título esta meio ambíguio
Idem.
Até estranhei quando li a matéria toda, tive que voltar no título pra entender.