ALL x EVERYTHING: qual é a diferença entre as duas?

Tempo de leitura: 6 minutos

All x Everything by Michael Jacobs

ALL x EVERYTHING

Qual é a diferença entre ALL x EVERYTHING?

Uma leitora, agradecida por eu tê-la ajudado a esclarecer uma determinada dúvida, enviou-me gentilmente um e-mail em inglês em que dizia Thank you for all – presumo, pensando na expressão em português “Obrigada por tudo”. Claro que não é preciso ser nenhum expert no assunto para chegar a “tão brilhante” conclusão, nem tampouco comentaria a respeito, se não houvesse um pequeno erro na frase… “Erro?”

Posso até ouvir você perguntando: “Onde está o erro?” Acontece que all não é a palavra adequada para referir-se a “tudo” quando usada sozinha. O ideal seria utilizar a palavra everything. Se a leitora tivesse dito Thank you for everything, eu não teria estranhado e simplesmente teria arquivado a mensagem dela na pasta “Elogios” (que ultimamente anda um pouco magra…). Outras opções seriam: Thank you for all you did; Thanks for all your help.

Mas, por que a palavra all não deve ser usada sozinha? (Uma pausa aqui para eu consultar se devo escrever “por que”, “por quê”, “porque” ou “porquê”. Bem, o meu Manual de Redação e Estilo, de Eduardo Martins, publicado pelo jornal O Estado de São Paulo, afirma que deve ser “por que” mesmo. Então acertei de primeira!)

Por quê?

Aproveitando a deixa, permita-me apresentar-lhe uma pequena tabela que acabei de elaborar para facilitar as minhas consultas quando estou escrevendo em português, evitando assim tantas idas ao manual.

Por que (perguntas diretas/indiretas) = WHY
Por que (situações em que se pode substituir por “pelo/a qual”, “pelos/as quais”) = SO THAT; FOR; WHICH
Porque (explicação ou causa) = BECAUSE
Por quê (quando a expressão encerra o período) = WHY
Porquê (substantivo, equivalente a causa, razão, motivo) = THE REASON WHY; THE REASON; THE MOTIVE

Caramba! Dessa vez “viajei” por outros mares, mesmo. Desculpe-me. Onde estávamos mesmo? Ah, sim! Por que (pronto, já batizei minha tabela) a leitora deveria ter usado a palavra everything em vez de all? Os meus alunos deliram fazendo esse tipo de pergunta, então…. para aqueles que não aceitam um simples: “Porque (a tabela novamente) eu disse e não se fala mais nisso”, vamos lá. Agora, se confia em mim, se quiser ganhar tempo, se acha as explicações entediantes ou, ainda, se sequer se interessa pelos porquês (viu só? Usei a minha tabela de novo!), pule o próximo parágrafo (skip the next paragraph)…

…Ainda está aqui, seu desconfiado? Então vamos lá. Mas quero alertá-lo de que é bem mais fácil e eficaz simplesmente aceitar o fato e pular a explicação em casos similares a esse.

ALL

A palavra all, quando usada sozinha, é um adjetivo (all the windows were open; all day, ou seja, “todas as janelas estavam abertas; o dia todo”).

EVERYTHING

Everything é um pronome. No exemplo que citei, o erro acontece porque (quarta vez) all não está cumprindo a sua função, o seu dever como todos os adjetivos devem fazer, ou seja, não está modificando algo. Em outras palavras, all precisa de algum complemento, um objeto. Estou tentando simplificar ao máximo esta explicação, pois os vários usos de all a tornam uma palavra muito complexa. Só para você ter uma idéia, para mostrar isso o meu dicionário dá nada menos que 21 (vinte e um) sentidos para a mesma.

Observe estes exemplos que vão ajudá-lo a entender mais claramente: Thanks for all your help = Thanks for everything; I love all of her songs = I love everything she sings; All of me, why not take all of me (tudo de mim, por que não leva tudo de mim). Reconhece a letra da música? (E pude novamente usar a minha tabela!) All, nestes casos, é complementada por algo.

Há exceções?

Há uma exceção a esta regra? Certamente que há! Afinal, inglês parece ter mais exceções que regras propriamente ditas. (E qualquer semelhança com o português é… semelhança!) Atenção, atenção. A regra é… Quando all for um tipo de expressão adverbial, como in all (em todos), not at all (de nada), once and for all (de uma vez por todas). Pode também ser usada em perguntas, numa forma elíptica (Is that all?), e quando há um pronome antes – como em I want them all (“quero todos”), outra maneira de dizer I want all of them.

E para aquela pessoa educada no sistema americano, sem dúvida irá se lembrar da última linha de “The Pledge of Allegiance” (A Promessa de Fidelidade), que termina com “liberty and justice for all”.

Bem, está mais claro agora? I hope so but I have my doubts (espero que sim, mas tenho lá minhas dúvidas).

Ah, e para você que seguiu meu conselho e achou melhor pular as explicações, solenemente ignorando o último parágrafo, ganhou um bom tempo para ler um gibi ou se dedicar à leitura de um bom livro… em inglês, of course.

Quero aqui deixar bem claro que nada tenho contra alunos que fazem perguntas. É um prazer ajudar. O que sinto é que muitos “questionamentos” podem atravancar o progresso do aprendizado. Para mim, há uma enorme diferença entre perguntar e questionar. Mas você pode dizer: “Isto é coisa do Prof. Michael.” E é mesmo.

ALL x EVERYTHING – Conclusão

Para terminar de uma maneira mais leve, acho que todos (everybody ou everyone, e não all) devem ter ouvido a história da origem da palavra “forró”. O que me foi contado, logo que cheguei ao Brasil, é que a palavra “forró” veio do inglês for all, pois era assim que certos gringos estendiam seu convite escrito num cartaz para o baile para todos – americanos, ingleses e brasileiros também. Sempre mantive um pé atrás com esta explicação, meio vaga demais para o meu gosto. Aliás, a expressão que acabei de usar, “com um pé atrás”, se traduz muito bem para to take it with a pinch of salt (levar com uma pitada de sal). Ambas têm a mesma lógica, na minha opinião (ou seja, nenhuma).

Sabemos que “forró” é de origem nordestina, significando “forrobodó” ou “arrasta-pé”, música e dança aparentando o baião, mas com andamento mais acelerado. Fico aliviado com esta explicação, digamos, mais acadêmica, reforçada pelo fato de que no meu Novo Aurélio não há menção da origem (for all, conforme escrito por meus patrícios) tão pitoresca. E jamais quero imaginar aqueles gringos escrevendo seus cartazes com os dizeres For All, quando, talvez, deveriam estar escrevendo For Everybody.


ALL x EVERYTHING – Posts relacionados

Cf. LOSING x MISSING: qual é a diferença entre elas?

Cf. Saudade! Como dizer “saudade” em inglês? Existe?

Cf. IF x WHETHER? Qual é a diferença entre as duas conjunções?

Cf. 100 palavras em inglês que todo aluno iniciante conhece!


👍 Certo ou errado? 👎 Conheça o conceito de adequação! 👏

É certo ou errado? Mas qual é o certo? Está na hora de você virar a página e conhecer o conceito de adequação. O que é inadequado em determinadas situações pode ser perfeitamente aceito em outras. Assista ao vídeo e amplie seus conhecimentos gerais. Não entre em pânico ao se deparar com as contrações ain’t, gonna, wanna, outta, gotta, lotta etc. Aprenda a diferenciar o inglês informal e o inglês formal.

Inscreva-se gratuitamente no canal Tecla SAP com Ulisses Carvalho no YouTube e ative as notificações. Enriqueça o vocabulário, aperfeiçoe a pronúncia e amplie os conhecimentos gerais. Bons estudos!


Os campeões de audiência do Tecla SAP

Cf. Tecla SAP no WhatsApp? O Tecla SAP tem canal no WhatsApp!

Cf. Listening? Como melhorar o listening? A dica que você nunca viu!

Cf. Tradutor e intérprete: como se tornar um profissional da área?

Cf. 10 dicas infalíveis para você aprender inglês de uma vez por todas!

Cf. 10 erros mais comuns de quem estuda inglês e como evitá-los


Falsas Gêmeas

Confira os vídeos que explicam as diferenças entre duas ou mais palavras ou expressões em inglês que têm o mesmo significado em português. Exemplos: GOOD EVENING x GOOD NIGHT, HEAR x LISTEN, MAKE x DO, SAFETY x SECURITY, PRESIDENT x CHAIRMAN x CEO, TALL x HIGH x LOUD, ECONOMIC x ECONOMICAL, entre outros.

Inscreva-se gratuitamente no canal Tecla SAP com Ulisses Carvalho no YouTube e ative as notificações. Enriqueça o vocabulário, aperfeiçoe a pronúncia e amplie os conhecimentos gerais. Bons estudos!


Pela educação

Se você também acredita que a educação tem o potencial de mudar o futuro das pessoas, clique no ícone da rede social de sua preferência e compartilhe o post que você acabou de ler. Um blog educacional como o Tecla SAP depende muito do apoio de seus leitores para divulgar seu conteúdo! Assim sendo, conto com a sua colaboração! Muito obrigado.


Pegadinhas de Pronúncia – Nomes de Lugares (países, estados, cidades etc.)

Aqui você encontra as pegadinhas de pronúncia dos nomes de países, estados, cidades, rios, lagos, montanhas etc. Alguns exemplos: Qatar, Worcestershire, Yorkshire, Greenwich, Miami, Haiti, Massachusetts, Arkansas, Leicester, Hawaii, Thailand, Seoul, Thames, Edinburgh, Atlanta, Seattle, Kansas, Tucson, Punxsutawney, Auckland, entre vários outros.

Todos os vídeos estão repletos de exemplos em que nativos da língua inglesa pronunciam essas palavras em situações reais. Todo o material é legendado em inglês e português. As instruções para você ativar as legendas estão nas descrições dos vídeos.

Inscreva-se gratuitamente no canal Tecla SAP com Ulisses Carvalho no YouTube e ative as notificações. Enriqueça o vocabulário, aperfeiçoe a pronúncia e amplie os conhecimentos gerais. Bons estudos!


ALL x EVERYTHING – Opinião

Você gostou das informações contidas no post? As explicações e exemplos fizeram sentido? Conseguiu extrair alguma informação relevante para o seu aprendizado de inglês? A equipe do Tecla SAP quer muito ouvir sua opinião, pois esse seu feedback nos ajuda a criar conteúdo que seja de fato relevante para você.

Além disso, acreditamos na importância da interação e na aprendizagem coletiva. Portanto, convidamos você a usar a seção de comentários abaixo para fazer perguntas, compartilhar suas opiniões ou simplesmente expressar sua gratidão. Seus comentários não apenas nos auxiliam a melhorar, mas também constroem uma comunidade vibrante de entusiastas do idioma inglês.

Em resumo, vamos embarcar juntos nesta jornada de aprendizado de inglês. Sua voz é de extrema importância. Não hesite, portanto, escreva um comentário e vamos iniciar a conversa! Muito obrigado pela participação.


Referência

Como melhorar ainda mais seu inglês, de Michael Jacobs, Elsevier Editora. Adquira seu exemplar com total conforto e segurança na Amazon.


Posts mais recentes


0 0 votos
Article Rating
Inscrever-se
Notificar de
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

63 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Anna
Anna
1 ano atrás

Ri e entendi. Isso foi estranho, mas pelo menos achei um site que explica minimamente correto e coerente 🙂

Jones
Jones
2 anos atrás

finalmente achei um lugar que ensina uma forma facil de entender as 2 palavras, obrigado

os outros lugares sempre falam de adjetivo, adverbio, substantivo, como se soubessemos o que é isso

trackback

[…] Cf. Falsas Gêmeas: ALL x EVERYTHING […]

trackback

[…] husband is a real shirker. He hasn’t worked for years and I pay everything all on my own, even the installments on his […]

antonio gomes lacerd
antonio gomes lacerd
8 anos atrás

Can I ask you a tricky question? How do you wriite Ulisses Web de Carvalho, in English? Answer: The best!

I owe a lot to you! Thank you The best!

Ulisses Wehby de Carvalho
Ulisses Wehby de Carvalho
8 anos atrás
Responder para  antonio gomes lacerd

Hi Antônio!

Thank you so much for the kind words. I really appreciate it!

Take care

antonio gomes lacerd
antonio gomes lacerd
8 anos atrás

Have a nice,weekend!

2016-01-22 21:13 GMT-02:00 Disqus :

Ulisses Wehby de Carvalho
Ulisses Wehby de Carvalho
8 anos atrás
Responder para  antonio gomes lacerd

Antônio, tudo bem?

Obrigado! Volte mais vezes.

Abraços

Paulo Costa
Paulo Costa
9 anos atrás

Pequeno grande detalhe,
mais uma pedrinha encaixada no grande mosaico de aprendizagem deste idioma,
obrigado!!!

Ulisses Wehby de Carvalho
Ulisses Wehby de Carvalho
9 anos atrás
Responder para  Paulo Costa

Paulo, tudo bem?

Adorei a analogia. Boa “mosaicada”… 😉

Abraços

Ulisses Wehby de Carvalho
Ulisses Wehby de Carvalho
9 anos atrás

Katiana, como vai?

Obrigado pelo elogio. Agradeço em nome de toda a equipe de colaboradores. Volte sempre!

Abraços

Michelle Cavalcante
Michelle Cavalcante
9 anos atrás

Amei a forma com q foi dada a explicação. …. Amei o dinamismo do discurso e a forma com q nos deixa à vontade ao lê-lo. …. Fora o fato de ter sido muito esclarecedor. …. parecendo mais uma conversa descontraída entre amigos. ….. thank you for everything.

Ulisses Wehby de Carvalho
Ulisses Wehby de Carvalho
9 anos atrás
Responder para  Michelle Cavalcante

Michelle, tudo bem?

Muito obrigado pelo feedback simpático. Agradeço em nome de Michael Jacobs, o autor do texto. Volte sempre!

Abraços

Jean Braz
Jean Braz
9 anos atrás

Thank you for everything! pra mostrar que aprendi e que o posta foi seensacional.

Ulisses Wehby de Carvalho
Ulisses Wehby de Carvalho
9 anos atrás
Responder para  Jean Braz

Jean, tudo bem?

Obrigado! Agradeço em nome do Prof. Michael Jacobs, autor do texto.

Abraços

Marisa
Marisa
9 anos atrás

Oh no! Eu usando “thank you for all” nos meus e-mails comerciais e me achando rsrs! Muito obrigada! Agora não errarei mais!

Ulisses Wehby de Carvalho
Ulisses Wehby de Carvalho
9 anos atrás
Responder para  Marisa

Marisa, tudo bem?

Obrigado pelo feedback. Depois de ter lido a dica, tenho certeza de que você não só vai acertar, mas também vai ter recursos para variar as respostas.

Volte sempre!

Abraços

higor moreira
higor moreira
12 anos atrás

entre as duas frases (um pouco arcaicas), qual é a mais correta:
‘Where All Shall Go Into’
‘Where Everything Shall Go Into’

é para uma pesquisa de ingles…

Fábio Costa
Fábio Costa
12 anos atrás

É improvável que a palavra forró tenha se originado da expressão inglesa “for all”. Segundo renomados etimologistas, o mais provável é que forró, “baile popular em que casais dançam ao som de ritmos nordestinos”, seja simplesmente a forma reduzida de forrobodó, termo existente no português brasileiro desde o século 19 e de significado igualmente festivo, embora não restrito ao Nordeste. Registrada em dicionário pela primeira vez em 1899, a palavra dá nome a uma opereta de Chiquinha Gonzaga que estreou em 1911 no Rio de Janeiro.

Fonte: http://veja.abril.com.br/blog/sobre-palavras/consultorio/forro-vem-de-%E2%80%98for-all%E2%80%99-conta-outra/

Argel
Argel
12 anos atrás

Não poderia ser “for all the people” e pelo passar do tempo ter ficado somente o “for all”?

fabiobossard
fabiobossard
12 anos atrás

A versão pra forró em referencia a forrobodó também é conhecida.

Jannah
12 anos atrás

Ótima explicação!!! Congrats

Kennedy
Kennedy
13 anos atrás

ty for ‘everything’ 😀

Filipe
13 anos atrás

Excelentes dicas. Teclasap desde 2008 ajudando a galera 😀

Tomei conhecimento do site/twitter/facebook apenas no final do ano passado, então tem muita coisa pra ler aqui no site. Parabéns pelo trabalho. Abraço.

Túlio
Túlio
13 anos atrás

Oi,tudo bem?
Boa dica essa.
Eu tenho uma dúvida sobre como usar “também”, pq temos also, too, as well, likewise e either para também.

Então em quais situações eu devo escreve cada um deles?

Obrigado

Leo Campos
Leo Campos
13 anos atrás

E se eu quiser dizer “obrigado a todos”?
Posso dizer “thank you all”?

RuthSodere'
RuthSodere'
13 anos atrás

Bem eu já me confundi muito com o “All” e o “everything” ,são palavras meio q comuns de se errar, mas existe frases como o que vc citou “thank you for all” que podemos errar usando o evrything?