Tempo de leitura: 4 minutos
11 de setembro by Ulisses Wehby de Carvalho
11 de setembro
Eu estava navegando em um tópico em que pessoas descrevem o que estavam fazendo no dia 11 de setembro de 2001 e reli o texto que relata a minha experiência. O assunto, é claro, volta à tona hoje por conta de mais um aniversário dos ataques terroristas em Nova York e Washington. E você, se lembra de onde estava e o que estava fazendo naquele 11 de setembro? Escreva seu relato no espaço para comentários abaixo.
Em casa…
Eu estava em casa, tendo uma aula de francês, em 11 de setembro de 2001. De um orelhão, meu pai pede para eu ligar a TV e confirmar a notícia porque estavam dizendo nas ruas que um avião havia se chocado contra um prédio em Nova York. Liguei a CNN imediatamente e as imagens que vi eram do atentado ao Pentágono. O repórter levantava a hipótese de ter sido um carro-bomba (ou a de um “caminhão-bomba”, como havia acontecido em Oklahoma). Até dei uma “bronca” no meu velho: “Paaaiii, não é NY nem avião. É carro-bomba e aconteceu em Washington! Tá louco, meu?”
Mal desliguei o telefone, a CNN voltou a transmitir imagens de Nova York. Nas horas seguintes, só me lembro de ficar repetindo “PQP! PQP! PQP!” (por extenso, é claro!).
Vocabulário em inglês sobre o 11 de setembro
Como de hábito, aproveito a oportunidade para dar algumas dicas de inglês importantes para você poder falar e/ou escrever sobre o que aconteceu em 11 de setembro de 2001 com mais confiança.
- Na língua inglesa, é comum nos referirmos a essa data ou aos eventos em si como 9/11 (leia-se nine-eleven), pois, como você já deve saber, o mês (9 = setembro) no inglês americano aparece antes do dia (11).
- Observe que os meses são escritos com letra maiúscula só na língua inglesa. Você encontra mais informações em “Maiúsculas: as diferenças de uso em inglês e português“.
- Ground zero é a expressão usada para descrevermos o local onde ficavam as Torres Gêmeas do World Trade Center. Leia em “GROUND ZERO: qual é o significado, a origem e a tradução?” a origem da expressão.
- Para se referir ao “aniversário” dos ataques, não use birthday. Leia a dica completa em “BIRTHDAY x ANNIVERSARY: como é “aniversário” em inglês?“.
- Tenha muito cuidado ao usar a palavra “bomba” em inglês. Leia as dicas em “BOMB x PUMP: como se diz “bomba” em inglês?” e “Pronúncia: B mudo“.
SAFETY x SECURITY
Assista ao vídeo “Safety ou Security: como dizer ‘segurança’ em inglês?” e confira vários exemplos reais para esclarecer essa dúvida de uma vez por todas. Amplie seu vocabulário e seus conhecimentos gerais!
Clique aqui e confirme para se inscrever gratuitamente no canal do Tecla SAP no YouTube. Bons estudos!
Cf. Aeroporto: frases prontas e palavras úteis em inglês (com tradução)
Cf. Séries de TV: o significado dos nomes das principais séries de TV
Cf. YouTube EDU: o Tecla SAP agora faz parte da rede YouTube Educação!
PS: Acabo de encontrar o post “The Best Sites To Help Teach About 9/11” no blog “Larry Ferlazzo’s Websites of the Day…”. O artigo é indicado não só para quem leciona inglês e quer abordar o tema em sala de aula, mas também para quem quiser se aprofundar no assunto. Li a dica no excelente “The English Blog“.
Speak up! We’re listening…
Você gostou das dicas sobre o vocabulário relacionado ao 11 de setembro? O conteúdo contribuiu para você enriquecer seu vocabulário de inglês e/ou ampliar seus conhecimentos gerais? Expresse sua opinião na seção de comentários, por favor. Muito obrigado pela participação.
YouTube, Facebook, Twitter, Instagram etc.
Vamos continuar essa conversa sobre o vocabulário sobre o 11 de setembro nas redes sociais? São várias as opções para você não deixar seu inglês enferrujar:
- Inscreva-se no canal do Tecla SAP no YouTube.
- Siga @teclasap no Twitter.
- Curta nossa fanpage no Facebook.
- Adicione meu perfil no LinkedIn.
- No Instagram, adicione o perfil @teclasap_oficial.
Você já sabe que é muito importante manter contato constante com a língua inglesa, não sabe? Então não perca essa oportunidade! É grátis! A conversa não precisa ser sobre o vocabulário sobre o 11 de setembro. Podemos trocar ideias sobre outros assuntos relacionados ao estudo da língua inglesa. A gente se fala em breve…
Neste dia por estar com um irritação na vista, havia agendado uma consulta no oftalmologista após o horário de almoço, por isso mandei meus dois filhos para a escola em torno da 7:00 com meu esposo e voltei a dormir. Tive um sonho muito estranho, sonhei que estava em Washington DC (ja havia estado lá na década de 90) visitando o Memorial dos Veteranos da Guerra da Coreia e quando atravessava por entre as dezenove esculturas de soldados de infantaria atravessando um campo, assustei-me quando estes soldados começaram a ter vida , estavam aflitos, assustados, movimentando-se apressadamente, então indaguei:” O que esta acontecendo?” Um dos soldados parou virou, olhou para mim e disse: “Os Estados Unidos esta sendo atacado, o pentágono foi atingido.” Neste momento me despertei com o som do telefone tocando, atendi e era meu marido perguntando se tinha visto o que tinha acontecido com uma das Torres Gêmeas, respondi que não e ele me disse ligue a televisão e veja a torre foi atingida e esta pegando fogo, liguei a TV e me deparei com aquela cena terrível, fiquei chocada. Então contei meu sonho rapidamente ao meu marido e no final disse: “Se tivesse sonhada que o soldado me dizia que era uma das Torres que tinha sido atingida e não o pentágono, diria que tive um sonho premunitório.” Depois disso fiquei paralisada na frente da TV incrédula com que estava vendo até que de repente, ao vivo , às 9:03 vejo o segundo avião atingir a segunda Torre, que horror, que absurdo todo era aquele. E para minha surpresa depois de exatos 34 minutos o terceiro avião atingia o pentágono. E tive a certeza que tinha tido sim um sonho premunitorio.
Lembro-me que era meu primeiro estágio de Direito em um prédio próximo ao WTC em São Paulo (Shopping D&D), e minha mãe me ligou desesperada, dizendo que aconteceriam muitos ataques aos WTCs, pedindo para eu sair de lá rápido… depois meu antigo chefe esclareceu o choque dos aviões em NY. Algo que ficou muito marcado para mim foi a Internet que “parava”, os acessos eram tantos que muitos sites não se atualizavam e travavam.
Na época eu fazia estágio em um banco, tinha 18 anos.
Eu começava as 11h e quando cheguei vi uma cena na TV de um avião acertando um prédio. Como 11h passa programas infantis, achei que era parte da programação.
O dia inteiro vi as pessoas comentando sobre o que aconteceu em NY, e eu totalmente por fora do assunto.
Perto das 16h eu perguntei para um funcionário do banco sobre o que as pessoas estavam conversando e ele olhou pra mim com cara de assustado e disse “Você não sabe o que aconteceu?”.
Acho que fui a unica pessoa na cidade inteira que não ficou impressionado com o que ocorreu, pois fiquei mais impressionado com o fato de que não sabia de nada.
Robson,
Obrigado pelo relato. Volte mais vezes e comente sempre que puder. Valeu!
Abraços a todos
engraçado como é a vida… a mídia fica o tempo todo relembrando esse atentado terrorista (claro que é sim uma coisa horrível a perda de vidas humanas), mas o numero de americanos mortos naquele atentado não deve ser 5% do numero de inocentes que o exercito americano matou no oriente médio. a mídia televisiva é extremamente tendenciosa não acham?
Não achei ela nem um pouco tendenciosa sobre esse assunto, eles ficaram falando do 9/11 por um mês e depois ficaram falando da guerra por uma década, o 9/11 não é sempre relembrado apenas pelas vítimas em si mas pelo marco que ele foi, pois foi lá naquele dia em que tudo isso começou
Eu vi o segundo avião ao vivo pela TV!!!
Eu estava no 3º ano do ensino médio e era apaixonado por uma garota que fazia cursinho numa outra escola. Nesse dia eu tinha marcado com ela na frente do cursinho pra entregar um desenho de uma Mandala que havia prometido meses antes.
Eu já havia entregado o desenho e a gente conversava sobre outras coisas, quando apareceu um colega dela correndo gritando falando que um avião havia sido jogado contra as torres gêmeas. De início não acreditei, mas ele chamou todos pra assistir ao vivo numa loja de conveniência num posto de gasolina que tinha do outro lado da rua.
No exato momento que entrei na loja e olhei para a TV, o segundo avião foi jogado. O pessoal dentro da loja discutia se foi acidente ou não, mas depois do segundo avião ninguém teve mais dúvidas.
Estava no colégio, assistindo aula de história no pré-vestibular, quando o professor de física e diretor do colégio abriu a porta: “Já viram o que está acontecendo? Cara, Nova Iorque está em chamas! Nova Iorque está em chamas! Em chamas! Não sei o que vai acontecer disso aí…” E o professor de história foi ver. Já era recreio praticamente e todos fomos pra cantina acompanhar tudo pela televisão q mostrava q o WTC já tinha sido atingido pelos dois aviões e falava de ataques em outros lugares… Lembro muito, muito bem desse dia. E o exato momento do prof entrando na sala e falando… Ficou marcado mesmo… =I
Estava na biblioteca, lendo Machado de Assis para o vestibular. Cheguei em casa, liguei a TV e vi aquela desgraça. Fiquei pensando: Meu Deus, estou estudando, pensando no futuro, fazendo planos e a vida tão efêmera…
Vou copiar aqui o relato que escrevi na comunidade que o Ulisses mencionou.
Mas o que estou achando interessante são alguns dos relatos acima, de pessoas que ainda eram crianças naquela época. Pra mim ainda parece que foi outro dia!
Eu estava dentro do carro, num lava rápido.
Ouvi no rádio que um avião de “pequeno porte” tinha atingido uma das torres. Pensei, que acidente horrível.
Minutos depois a notícia do segunda avião, aí pensei, isso não é normal. Pera, isso é guerra. Eu pensei sim na 3a guerra mundial naquele momento.
Nem lembro o que ia fazer depois, mas voltei pra casa pra ligar a TV.
Meu filho tinha 2 anos, era fascinado por aviões. Não passava outra coisa na TV o dia todo e a gente assistindo. Já à noite, quando aparecia o avião ele falava: vai batê, vai batê…. bateu!! e ria. Invejei a inocência dele….
Estava em casa. Geralmente naquele dia e horário eu estaria na faculdade, mas naquele dia não pude ir porque estava doente.
Lembro que acordei e liguei o computador para mandar um e-mail para um colega da faculdade entregar um trabalho no meu lugar e acabei vendo a chamada “Terror nos Estados Unidos” no site do Terra. Então eu liguei na televisão no exato momento que o segundo avião colidia com uma das torres.
Lembro do repórter Carlos Nacimento, que estava apresentando o Plantão da Globo, perguntar desesperado no ar: “Isso é um replay? É um replay? … Não!!! Parece que outro avião atingiu o WTC!!”
Assustador.
PS: Apenas uma correção em seu texto, amanhã é o aniversário de 9 anos dos ataques.
Disfarça, não tinha visto que este post havia sido criado ano passado. Na época que foi escrito era o aniverário de 8 anos mesmo 😉
É meu aniversário!!! Estava trabalhando e foi uma celeuma na empresa porque os donos tinham parentes em Nova Iorque. Lembro-me de que tive uma enxaqueca daqueeeelas que me atormentou o dia todo!!! À noite houve uma festa surpresa para mim em casa, mas o clima estava bem triste… Lembro-me até da roupa que vestia: uma calça social e sapatos pretos, uma camisa pistache e um casaco preto por cima, já que estava bem frio… Enfim, um dia totalmente inapagável da minha mente.
Abraços a todos e se cuidem!!!
Bem, eu estava chegando da escola, e meus pais vendo tv! Dai vi o que estava acontecendo e não parecia ser real! Minha mãe pensou que fosse filme Oo Depois caiu a ficha que era na vida real…Uma tragédia imensurável pelas vidas perdidas… :/
Eu estava trabalhando e me disseram que um atentado terrorista estava sendo transmitido ao vivo na TV. Liguei a TV e fiquei chocado ao ver uma das torres queimando e o reporter nem sabia direito o que relatar, quando veio o segundo avião e bateu na torre. Não acreditei no que tinha acabado de ver … e o reporter demorou para se dar conta do que tinha acontecido. Fiquei muito chocado, pois em 1999 estive em NY e desci na estação do metro que ficava embaixo do WCT, subi no terraço panoramico. Ao ver as torres desabando, ao vivo, imaginei o tamanho da tragédia, pois naquele horário, as pessoas estão começando a trabalhar em NY e o prédio deveria estar cheio de gente. Pior que tudo foi verdade, me emociono até hoje quando penso nesse evento
Carolina e Fernando,
Muito obrigado pelos relatos acima. Vamos ver se mais gente se anima para também contar sua experiência. Voltem sempre!
Abraços a todos
eu tinha uns 6 anos, estava na ala infantil do fleury esperando minha consulta, e tava no CNN e lembro das pessoas na sala emocionadas, e eu perguntando pra minha mãe o que estava acontecendo hahahaha aí ela falou que o WTC tinha sido atacado. lembro direitinho, como se fosse hj!