Tempo de leitura: menos de 1 minuto
ENSINAR E APRENDER LÍNGUA ESTRANGEIRA NAS DIFERENTES IDADES
Organizadoras: Cláudia Hilsdorf Rocha e Edcleia Aparecida Basso
Claraluz Editora, 2008, 255 páginas
Ensinar e aprender língua estrangeira nas diferentes idades – reflexões para professores e formadores, organizado por Cláudia Hilsdorf Rocha e Edcleia Basso, aborda aspectos teóricos e práticos voltados ao ensino-aprendizagem de línguas, considerando o fator idade nesse contexto.
Precursora na área e subdividida em três capítulos – O ensino-aprendizagem de línguas na infância, O ensino-aprendizagem de línguas na adolescência e O ensino-aprendizagem de línguas na fase adulta -, a coletânea reflete a necessidade de embasamentos que contribuam para a (re)construção das práticas de professores e professores formadores.
Inicialmente são contemplados aspectos relacionados à natureza da criança como aprendiz, à avaliação, ao material didático e a orientações teórico-práticas para o ensino formal. Por serem ainda poucos os estudos sobre o ensino de línguas na infância, os artigos revelam-se fontes de referência e inspiração para futuros trabalhos nessa área.
Em seguida, o livro traz artigos voltados aos fatores físicos, psíquicos e sócio-culturais que podem influenciar o ensino de línguas a adolescentes, contribuindo com importantes reflexões, até então escassas, no campo da Lingüística Aplicada. Por fim, na terceira parte do volume são apresentadas investigações no âmbito do ensino-aprendizagem de línguas para adultos, incluindo-se a terceira idade.
Um trabalho inovador, que convida à reflexão sobre a necessidade de novos procedimentos teórico-metodológicos frente aos diferentes momentos na vida dos aprendizes, mostrando-se de grande valia a todos os profissionais envolvidos no ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras. Sobretudo, uma coletânea que oferece inestimável contribuição para a formação inicial de professores por considerar aspectos ainda pouco explorados nos cursos de Letras.
Autora da resenha
Juliana Reichert Assunção Tonelli – Professora do Curso de Letras na Universidade Estadual de Maringá-PR. Mestre em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina e Doutoranda no mesmo programa. Suas pesquisas estão voltadas para o ensino de inglês para crianças e para os estudos sobre gêneros textuais.
Achei muito importante a apresentação dos conteúdos do Livro”Ensinar e aprender língua Estrangeira nas diferentes idades”, gostaria muito de poder comprá-lo.Sou estudante de Letras, e quero me especializar na área de Inglês, quero ser uma professora de LE, usando técnicas inovadoras,dinâmicas,onde os meus alunos irão realmente aprender e gostar desse aprendizado. Isso é compensador.