Tempo de leitura: menos de 1 minuto
Em inglês, geralmente acrescentamos o sufixo “LY” a um adjetivo para formarmos o advérbio correspondente. Você já deve conhecer as formas “CAREFUL” e “CAREFULLY”, “BEAUTIFUL” e “BEAUTIFULLY”, não é mesmo?
- She is beautiful.
- Ela é linda.
- She sings beautifully.
- Ela canta maravilhosamente.
Cf. Como se diz “lindo” e “linda” em inglês?
Cf. Vocabulário: BEAUTIFUL?
Até aí tudo bem, mas acontece que nem tudo que termina com “LY” é advérbio na língua inglesa, pois muitos adjetivos têm também a mesma terminação. “LOVELY”, “FRIENDLY” e “DEADLY” são apenas alguns desses exemplos. Tudo tranquilo por enquanto, não é? Pois bem, mas a complicação não para por aí. Há ainda as palavras que são tanto adjetivos quanto advérbios, terminadas em “LY” ou não, como “EARLY”, “DAILY”, “WEEKLY”, “MONTHLY”, “FAST”, “HARD”, “STRAIGHT”, entre outras. Além disso, muitas pessoas se confundem quanto à ortografia dos advérbios que apresentam o sufixo “LY” pois nunca sabem se devem usar uma ou duas letras “L”. A solução é bastante simples: escreva o adjetivo + “LY”. Consequentemente, se o adjetivo terminar em “L”, o advérbio terá duas letras “L”. Compare os exemplos:
Cf. COVARDE
Cf. Qual é a diferença entre “HARD” e “HARDLY”?
Cf. Gramática: Advérbio de Frequência
Cf. POSIÇÃO DOS ADVÉRBIOS
Cf. Falsas Gêmeas: FAST x QUICK
- BEAUTIFUL / BEAUTIFULLY
- lindo / lindamente
- CAREFUL / CAREFULLY
- cuidadoso / cuidadosamente
- FORTUNATE / FORTUNATELY
- feliz / felizmente
- DESPERATE / DESPERATELY
- desesperado / desesperadamente
Referência: “Dicionário dos Erros Mais Comuns em Inglês” de Ulisses Wehby de Carvalho – Editora Campus/Elsevier, 2005. Leia a resenha.
Esse cara que comentou é meio mané. Primeiro coloca o nome “Gênio”, depois diz que foi uma péssima explicação… Deixe-me procurar o animal para dar-lhe o adjetivo. KKK!!!
Entendi tudo que foi explicado aí, Ulisses.
Thanks!
Péssima explicação ¬¬