Tempo de leitura: 2 minutos
Thaís Bueno
GENDER x GENRE
GENDER [gênero (feminino; masculino)]
GENRE [gênero – para classificação de obras de arte, textos literários, filmes ou músicas]
Embora em português a tradução de gender e genre seja “gênero”, é importante entender que os dois termos em inglês são usados em casos diferentes. Use gender quando estiver se referindo à forma como uma pessoa se identifica (como os gêneros feminino e masculino) ou à classificação de termos de uma frase (como substantivos, pronomes e adjetivos).
Genre, por outro lado, deve ser usado quando o assunto for alguma criação ou obra de arte (como um livro, um filme ou uma música). Clique para ouvir a pronúncia da palavra genre no Macmillan Dictionary.
- Some say the roots of gender identity issues are cultural — that how a culture views a “boy” or “girl” and what they should or should not do contributes to gender issues. (CNN)
- Alguns dizem que as origens das questões relativas à identidade de gênero são culturais – que a forma como uma cultura vê um “menino” ou “menina” e aquilo que se deve ou não fazer contribuem para questões de gênero.
- Samba is one of the most popular musical genres in Brazil.
- O samba é um dos gêneros musicais mais conhecidos no Brasil.
Cf. Gramática: Masculino e Feminino
Cf. Ortografia: Substantivos femininos
Cf. Vocabulário: arte e literatura
Speak up! We’re listening…
O que você achou da dica sobre a diferença entre gender x genre? Nós do Tecla SAP gostaríamos de saber se as informações foram úteis para você ampliar seu vocabulário. Por favor, envie sua resposta na seção de comentários, no rodapé desta página. Muito obrigado pelo interesse e pela participação.
Google+, YouTube, Twitter e Facebook
Adicione este perfil no Google+ para receber conteúdo exclusivo. Inscreva-se no canal do Tecla SAP no YouTube. Se preferir receber as dicas de inglês via Twitter / Periscope, siga @teclasap. Curta a página do Tecla SAP no Facebook. A gente se fala nas redes sociais.
Referência
Guia Tecla SAP: Falsas gêmeas, de Ulisses Wehby de Carvalho, ©Tecla SAP, 2014. Leia a resenha.