Book Review: REAL ENGLISH

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

REAL ENGLISH – VOCABULÁRIO, GRAMÁTICA E FUNÇÕES A PARTIR DE TEXTOS EM INGLÊS
Mark Guy Nash e Willians Ramos Ferreira
Disal Editora, 2010
202 páginas + CD de áudio

Este livro constitui um marco na História da influência da Linguística em livros didáticos de inglês para brasileiros, área de que me ocupo há 36 anos. Antes de justificar essa afirmação, partilho alguns dados sobre os autores: Mark é canadense, residente no Brasil há 14 anos. Tem mestrado em Teoria da Comunicação, por McGill. Atua no ensino de língua e literatura inglesa e em linguística. Willians, paulista, é professor universitário. Tem Mestrado em Linguística Aplicada pela PUC-SP. Atua em programas de formação de professores de inglês das redes pública e particular.

Real English contém Prefácio (Maria Antonieta Alba Celani), Apresentação, 8 Módulos (cada um com duas partes), Respostas às atividades e Apêndice (Amostra de carta de reclamação, Sugestões de atividades extras para o professor).

O livro é inovador, por sua aplicação de insights da Linguística de Corpus na construção de atividades. Assim, no variado repertório de atividades, encontramos práticas do tipo “Observe nas linhas de concordância evidências de uso real dos verbos dress, wear e put on e verifique se suas respostas estão corretas” (p. 88). Ao propor essa atividade, os autores engajam os usuários do livro como aprendizes-analistas do inglês.

A louvar, também, o foco na leitura (pré-leitura, leitura, pós-leitura) de textos atuais, alguns dos quais provocadores do senso crítico intercultural. O CD aumenta o realismo pedagógico deste manual, para uso em aula ou autonomamente. Ali, diálogos gravados por native speakers.

Concordo com a ilustre prefaciadora: “A grande qualidade do livro reside principalmente na flexibilidade e na liberdade que oferece ao professor…” (p. 8). Em suma, felicito os autores (belo exemplo de parceria binacional) e a Editora, por tão auspicioso instrumento. A book this reviewer really recommends.

Compre na Disal.

Autor da resenha
Francisco Gomes de Matos, Professor Emérito, UFPE. Autor de Criatividade no Ensino de Inglês (Disal Editora, 2004).

0 0 votos
Article Rating
Inscrever-se
Notificar de
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

4 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Fernando
Fernando
13 anos atrás

Olá, gostaria de saber se esse livro é indicado apenas para professores da língua inglesa ou também é indicado para pessoas que estejam começando a estudar também.

Abs,
Fernando

Vitor Ferreira
Vitor Ferreira
13 anos atrás

Concordo contigo, Ulisses. O livro é realmente ótimo. Expressões são o que não faltam nele. Aprendi demais com ele. Um trabalho muito bem feito, excepcional.
Parabéns por indicá-lo.