Tempo de leitura: 2 minutos
Bullying by Agenor Soares dos Santos
BULLYING
BULLYING (s.) (princípio do século 21)
[bullying]
Bullying é provocação, zombaria, ameaça, comportamento que assusta ou fere alguém menor ou mais fraco; especificamente, na escola, intimidação física dos colegas mais fracos pelos mais fortes: “… dois jovens americanos entraram na escola (…) onde estudavam, e executaram 13 pessoas (…) Ao final, suicidaram-se. A polícia descobriu que eles haviam sido vítimas de bullying”. (É, 2004; sem destaque); [também sobre o ambiente escolar] “Fica o nome em inglês porque não se encontrou palavra em nossa língua que seja capaz de dizer o que “bullying” diz (…) Na maioria dos casos (…) por meio de agressão verbal e de atitudes” (Rubem Alves, Folha de São Paulo, 2005); “Qualquer comportamento que, mesmo em tom de brincadeira, intimida, ofende, agride ou exclui é chamado de ‘bullying'”. (Rosely Sayão, Folha de São Paulo, 2005; aspas do original).
Vocabulário
Assista aos vídeos da playlist Vocabulário do canal Tecla SAP com Ulisses Carvalho no YouTube! Você já deve saber que é preciso esforço diário para você conseguir aumentar seu vocabulário de inglês. Ter um vocabulário rico e variado na língua inglesa é fundamental para você se comunicar com muito mais confiança em inglês!
Clique aqui e confirme para se inscrever gratuitamente no canal Tecla SAP com Ulisses Carvalho no YouTube. Enriqueça seu vocabulário de inglês, aperfeiçoe sua pronúncia e amplie seus conhecimentos gerais. Bons estudos!
Cf. Como traduzir “HARASS” e “HARASSMENT”?
Cf. Como se diz “trote” e “pegadinha” em inglês?
Cf. Como escrever o plural das palavras terminadas em “Y” em inglês?
Speak up! We’re listening…
Gostou da dica de hoje? Nós gostaríamos de saber se você já conhecia o significado de bullying ou se as informações foram úteis para você ampliar seu vocabulário e seus conhecimentos gerais. Escreva, por gentileza, um comentário no rodapé desta página. Muito obrigado!
YouTube, Twitter e LinkedIn
Vamos continuar nas redes sociais a conversa sobre bullying? Escolha uma das opções para não deixar seu inglês enferrujar:
- Inscreva-se no canal do Tecla SAP no YouTube.
- Siga @teclasap no Twitter.
- Você pode seguir meu perfil no LinkedIn. Estou sempre publicando dicas por lá também. Atingi o limite de 30 mil conexões e não consigo, infelizmente, aceitar novos convites.
Você já deve ter ouvido diversas vezes que é importantíssimo manter contato constante com o idioma estrangeiro, não é? Essa é, portanto, sua oportunidade de regularmente receber uma notificação para aprender e/ou rever conteúdo essencial para você aperfeiçoar seus conhecimentos de inglês. Estou te esperando para continuarmos nosso papo nas redes sociais. A gente se fala em breve…
Referência
Dicionário de Anglicismos e de Palavras Inglesas Correntes em Português, de Agenor Soares dos Santos, Editora Campus/Elsevier, 2006.
Temos uma palavra que traduz bullying, sim: acossamento
(a.cos.sa.men.to)
sm.
1. Ação ou resultado de acossar, de seguir ao encalço; ACOSSO
2. Perseguição incessante: “Esses estão aguentando acossamento do Governo, tiveram de sair de suas terras e fazendas…” (Guimarães Rosa, Grande sertão: veredas.))
3. Taur. Perseguição do animal (touro, rês) por cavaleiros montados, para prendê-lo ou derrubá-lo
4. Maus-tratos físicos, castigo; FLAGELO
5. P.ext. Provocação ou sensação de incômodo, sofrimento; SUPLÍCIO
Read more: http://aulete.uol.com.br/acossamento#ixzz2eQO4YhZC
Eu sempre ligo Bullying a Bull mesmo que não tenha nada haver etnologicamente falando faz muito sentido
I just remembered of the Movie with Michael Douglas and Demi Moore characters “Harassment”, quite interesting.
e muito bom
pq fala o que não deve fazer na escola ou en outros lugare iso e uma leiiii
bullying naooooooooooooo
eu ja vim varios casos mais eu nao quero que iso arcoteca porque varias pessos ela sofi por casa diso is ar cotece epa ar irtenete ao ne casA
BULLYING Existem o Bullying físico, psicológico , misto… de qualquer forma, eu, como mãe, peço para que nenhum pai ou mãe se omitam, não dê a desculpa de que era apenas uma brincadeira…Não podemos, como adultos, ser coniventes com essas atitudes das crianças…mesmo dos nossos filhos.
eu acho q quem comete o ato de bullying é uma pessoa sem noçao ela nao sabe as comcecuencias,coitada da pessoa q esta sendo chingada agredita por fostes palavras ameasadoras de pessoas q nao tem amor nem pela propria vida quem comete esse ato pense mude tenha compaixao pela vida dos outros e principalmente com a sua nao deiche calar
Como eu posso evitar o Bullying na escola.
Existem o Bullying físico, psicológico , misto… de qualquer forma, eu, como mãe, peço para que nenhum pai ou mãe se omitam, não dê a desculpa de que era apenas uma brincadeira…Não podemos, como adultos, ser coniventes com essas atitudes das crianças…mesmo dos nossos filhos.
Muito interessante a matéria, no meu entender, BULLIYNG é uma forma americanizada de se chamar PRECONCEITO, e esse, existe nos quadros cantos da terra, os exemplos estão aí e ninguém toma providências, tem que haver nas escolas primárias e universitárias uma matéria específica sobre o significado “bulliyng”, sem arrodeiros; e que a legislação pátria seja rigorosa e que não passem as mãos nas cabeças dos “bacanas”, cometeu qualquer tipo de preconceito, seja punido com rigor. E isso, não acontece!!. Cadê os agressores do jovem homossexual que foi agredido em São Paulo-SP, estão pressos???. Tenho absoluta certeza que a pena deles, foi o pagamento de cestinha básica, pagaram, saíram dando risadas abraçados com seus Pais. E foram à rua cometerem outras agressões (isso é bulliyng). CADÊ A JUSTIÇA DE NOSSO PAÍS !!!. Depois não se lamentem quando jovens banidos da sociedade por seus próprios “colegas” cometam atrocidades igual a que aconteceu recentemente no Rio de Janeiro-Ro. Falta dignidade, moral, familia, educação, orientação do Estado e acima de tudo DEUS.
Maravilhoso este site!Recomendo aos amigos,encontrei tudo que precisei,falando sobre bullying….
alguem sabe se tem outro site q explique isso!?
legal esse papo de bullying ne vamos nus se consentizar que bullying n e bom
Gosto muito das dicas do Tecla Sap, Não vejo a hora de assistir a palestra do Ulisses na USJT dia 8 de setembro.
Abraços
ja sofri buççymg e me, percebi! tenho 12 anos e as meninas do colegio so me xingam e qerem me bater agora vou reclamar a direção da escola e se deixar vou a delegacia quem sabe elas num vao pra febem!!! AGORA QUEM É A MALANDRONAA HAHA!!!
oi , Ulisses says
adorei mto esse site …
e a partir de agora eu vou pesquisar minhas dúvidas só aki . esse site me ajudou mto em 1 trabalho ! mto obrigada mess por t feito essa matéria !! agora vou indik soment esse site p/ todos …
valeu !!
Emelly,
Obrigado pelo comentário simpático. Volte mais vezes e comente sempre que puder.
Abraços a todos
“Bulling” é o termo que significa humilhar, constranger, ofender, perseguir e difamar. Esse desvio de comportamento parte de um agressor que faz com que o seu alvo receba abusos morais ou físicos.
O caso se torna mais grave quando a vítima se afasta do convívio social, cria desinteresse aos estudos e ao trabalho e é abalada profundamente em sua auto-estima, devido aos insultos pejorativos que recebe.
Com os avanços da tecnologia, esse constrangimento partiu para internet e ganhou força. A nova prática recebeu o nome de “Cyberbulling” e se infiltrou em correios eletrônicos, blogs, Orkut, Msn, etc. O agressor nesse caso, muitas vezes escondido atrás de um apelido, dissemina sua raiva e felicidade enviando mensagens ofensivas a outras pessoas. Em muitos casos, ele exibe fotos comprometedoras, altera o perfil das vítimas e incita terceiros a reforçar o ataque. O único propósito é a humilhação da vítima e isolamento daquele que é considerado mais fraco ou diferente.
A psicóloga do Núcleo de Pesquisa da Psicologia em Informática da PUC de São Paulo, Maluh Duprat, explica que o agressor precisa derrubar alguém para se sentir forte, ser mais popular no grupo, obter o lugar da vítima no trabalho e esconder suas próprias fraquezas através de seus ataques.
“Quem agride, quer que o seu alvo se sinta infeliz como na verdade ele é. É provável que o agressor também tenha sido humilhado um dia, descarregando no mais frágil a sua própria frustração e impotência”, explica a psicóloga.
O mais grave dessa situação é a vítima, que na maior parte das vezes, não sabe como reagir. As conseqüências são isolamento, sofrimento solitário sem qualquer busca de ajuda.
Maluh Duprat sugere que nesses casos o melhor a ser feito é criar uma distância do agressor e de seus ataques. Não é interessante responder às provocações, pois isso aumentaria a raiva do agressor e é exatamente isso que ele quer. “Outra coisa importante é não manter segredo da ofensa, intimidando-se. Pode ser um bom momento de lidar com os próprios complexos, de superar com a ajuda da família ou dos superiores no trabalho uma situação de confronto maior que seus recursos internos”, completa. Obviamente, é necessário evitar a exposição excessiva na internet, seja de dados pessoais, conversas com amigos e fotos. jhon willian de suoza ferreira
adorei saber sobre essa informacao mas tem muito casos de bullying em todo o pais o mais grandes e fortes sempre pegam os mais fracas isso e´corvardia aqui em aconteceu um caso de bully so porque o garoto era gordo !! que preconceito e esse o coitado do garoto levou um tiro nas costas quando estava saindo do onibus
Oi Ulisses
Bullying me parece um daqueles casos em que a gente “esquece” que havia um termo na nossa língua ou em que o conceito na língua original ganha novos contornos (mais peso cultural no caso do bullying) e a gente sente que a palavra antiga não dá mais conta do recado. A palavra que tenho em mente é perseguição, que sempre foi usada para designar essas atitudes intimidatórias nas escolas. Para o bully, valentão, brigão, como foi bem lembrado acima. Enfim, essa é a minha opinião, não precisa me dizer que veio do livro do Agenor, pelo amor de Deus! De toda a forma, o bullying já se consagrou pelo uso nos anos recentes, quem chamar de perseguição corre o risco de ouvir “Ah vc quer dizer bullying?”
Eugênia,
Tudo bem? Concordo plenamente com tudo o que você escreveu. Não iria dizer que o texto é do Agenor porque sei que você, leitora frequente do Tecla SAP, sabe que muita coisa publicada aqui é de autores convidados. 😉
Beijos
adorei este site,me ajudou muito em um trabalhor escolar
Felipe,
Valeu! Volte mais vezes!
Abraços a todos