Tempo de leitura: 5 minutos
Bush by Ulisses Wehby de Carvalho
BUSH
Qual é a pronúncia de BUSH?
No Brasil, é muito comum ouvirmos no rádio e na televisão algumas pessoas se referindo ao ex-presidente americano George W. Bush e se confundindo com a pronúncia de seu sobrenome. A vogal da palavra bush deve ser pronunciada como as vogais em book, put, look, ou seja, um som parecido com o da letra “U” em “tatu”. Engana-se quem acredita que bush rima com cut, but ou shut. Em suma, a letra “U” em bush não tem o som parecido com o da segunda letra “A” em “maçã”. Depois de conferir os arquivos de áudio indicados abaixo, leia o exemplo a seguir em voz alta e capriche na pronúncia.
- President Bush speaks about the capture. (CNN)
- Presidente Bush fala sobre a captura.
Cf. RANCH: qual é o significado e a tradução desse falso cognato?
Cf. Eleições! Vocabulário completo para você falar sobre as eleições em inglês
Cf. 100 palavras em inglês que todo aluno iniciante conhece!
A pronúncia de bush no OneLook
Clique em /bʊʃ/ e ouça a pronúncia americana de bush, segundo o Macmillan Dictionary. Clique no ícone do alto-falante para ouvir o arquivo de áudio. Conheça o OneLook, o “Google” dos dicionários online. Faça buscas gratuitas em mais de mil dicionários online. Não entendeu a definição de um termo? Os exemplos não foram claros? Consulte outras fontes de referência e amplie seus conhecimentos. É grátis!
A pronúncia de bush no YouGlish
Para ouvir falantes da língua inglesa pronunciando a gíria bush em situações reais, vá ao site YouGlish, digite bush e espere a ferramenta fazer uma busca em vídeos do YouTube. Há três opções de pronúncia: americana, britânica e australiana. No vídeo “Youglish: a ferramenta que vai turbinar seu inglês!”, você aprende a tirar maior proveito desse recurso extraordinário. Bons estudos!
Mais Pronúncia
Assista aos vídeos da playlist Pronúncia do canal Tecla SAP com Ulisses Carvalho no YouTube! Agora que você já conhece a pronúncia de bush, você não pode ficar só nisso, não é? Conheça dicas práticas para você não cair nas principais pegadinhas de pronúncia. Ter uma boa pronúncia é fundamental para você se comunicar em inglês com muito mais confiança!
Cf. Listening! Como melhorar o listening? A dica que você nunca ouviu…
Cf. 10 erros mais comuns de quem estuda inglês e como evitá-los
Cf. 10 dicas infalíveis para você aprender inglês de uma vez por todas!
Speak up! We’re listening…
Você gostou da dica sobre a pronúncia de bush? A informação contribuiu para você enriquecer seu vocabulário de inglês e ampliar seus conhecimentos gerais? Nós do Tecla SAP queremos saber se o conteúdo foi útil para sempre levarmos material relevante para nossos leitores. Participe na seção de comentários, no rodapé da página. Muito obrigado.
YouTube, Twitter e LinkedIn
Por que não continuar nas redes sociais a conversa sobre a pronúncia de bush? Escolha uma das opções a seguir para deixar seu inglês sempre em dia! Afinal de contas, não é possível prever quando você vai precisar daquela palavrinha ou expressão idiomática na hora de se comunicar em inglês. A prática constante é a única saída!
- Inscreva-se no canal do Tecla SAP no YouTube.
- Siga @teclasap no Twitter.
- Não consigo aceitar novos pedidos de amizade porque atingi o limite máximo de 30 mil conexões. Você pode, no entanto, seguir meu perfil no LinkedIn. Estou sempre publicando dicas por lá também.
Você já deve ter ouvido um monte de vezes que é fundamental manter contato com o idioma estrangeiro, não é? Essa é, portanto, sua oportunidade de receber notificações diárias para aprender e/ou rever conteúdo essencial para você aperfeiçoar seus conhecimentos de inglês. Estou te esperando para continuarmos nas redes sociais esse nosso papo sobre a pronúncia de bush. A gente se fala em breve…
Pela educação
Envie esta dica sobre a pronúncia de bush, ou qualquer outra aqui do Tecla SAP, para aqueles amigos que estão estudando inglês e/ou precisam se comunicar em inglês com frequência. Você pode compartilhar o post na rede social de sua preferência e também nos grupos do Facebook e WhatsApp. Sua ajuda na divulgação é fundamental para que, juntos, possamos levar conteúdo educacional a cada vez mais gente que, como você, se interessa pelo estudo da língua inglesa. O Tecla SAP, seus amigos e a educação agradecem. Conto com o seu apoio!
Referência
Guia Tecla SAP: Pronúncia, de Ulisses Wehby de Carvalho, ©Tecla SAP, 2012. Leia a resenha para obter mais informações sobre o livro eletrônico.
[…] Ex-Presidente George W. Bush = FORMER PRESIDENT GEORGE W. BUSH (Cf. Pronúncia: BUSH) […]
[…] um ex-ocupante da Casa Branca (White House), capriche na pronúncia também. Saiba como em “Pronúncia: BUSH“. Não se esqueça da pronunciar o “S” de house com som de “S” mesmo. […]
[…] Bush, abortion is not a “priority”. (USA […]
Isso me lembra outro ex-presidente norte-americano: Reagan. Quando ele começou a ser notícia, era comum jornalistas brasileiros pronunciando RÍ/gan. Depois é que a pronúncia correta (RÊI/gan) se tornou dominante.
Aliás, a pronúncia de nomes próprios costuma ser um problema. Exemplos: o roqueiro David BOWIE (BÔU/i ou BÁU/i? – creio que é BÔU/i, certo?
O ex-piloto de fórmula 1 NIGEL Mansel (alguns locutores pronunciam NÁI/djel, outros NÁI/guel)
Fábio,
Não é raro haver diferenças quanto à pronúncia de nomes próprios nos dois lados do Atlântico. Eu diria /RÊI gan/, /BÔU i/ e /NÁI djel/.
Abraços a todos
Mari,
Tudo bem? Não há como afirmar, com segurança, que 100% da população de um país pronuncia uma palavra assim ou assado. Acho que até deve haver gente que fala o nome do atual presidente americano de uma forma diferente daquela que é a mais usual. Assisto a CNN e a BBC quase todos os dias, traduzo oradores americanos e ingleses com muita freqüência, traduzi os debates presidenciais nas eleições de 2004 e 2008 e só ouço a pronúncia /bush/. Nunca a ouvi de outra forma, exceto por alguns poucos brasileiros que acham que “BUSH” rima com “BUT”.
Abraços a todos
Olá!Adoro este site, visito quase todos os dias!
A pronúncia do nome do pres. Bush sempre me intrigou. Minha professora de Fonologia afirmou o mesmo que vc postou no site. No entanto, minha amiga voltou dos Estados Unidos depois de ficar um ano por lé, e ela me disse que a pronúncia é com /A/ mesmo, ou seja /bash/. um professor americano que trabalha comigo falou a mesma coisa, ele é do Texas. Mas em outro dia, estava assistindo a CNN e eu ouvi um sonoro /bush/. O que me intriga é ouvir um nativo perto de mim falando /Bash/.
Isso existe?Pode ser uma variante?
abraços!