Conversação: estratégias para você ser fluente em inglês

Tempo de leitura: 8 minutos

Conversação by Adriana Pereira Santos

Conversação

conversação

Estratégias para você ser fluente em inglês

Thinking Time (Conversation Fillers)

Melhorar a conversação é um objetivo comum a alunos de inglês de todos os níveis. Todos, em maior ou menor grau, enfrentam dificuldades semelhantes. Acontece com quem começou a estudar há pouco tempo. Acontece também com quem já fala razoavelmente bem. Até com quem é fluente isto acontece. Nem quem é falante nativo escapa desta situação!

Estamos no meio de uma conversa em inglês e, de repente, falta aquela palavra que queríamos tanto usar. Ou alguém faz uma pergunta e não sabemos exatamente como responder. O que fazer nessa hora? Ficar em silêncio enquanto pensamos não é exatamente a melhor alternativa. Cria uma sensação de desconforto entre os dois falantes e pode até ser interpretado como descaso ou despreparo, além de evidenciar uma falta de afinidade com o idioma.

conversaçãoA necessidade de ganhar tempo para pensar no que dizer pode surgir após nos fazerem uma pergunta ou no momento em que estamos elaborando uma frase. Ou, talvez, você queira alguns segundinhos a mais para procurar maneiras de demonstrar atenção ao que o outro tem a dizer, já que respostas muito curtas em inglês dão uma sensação de desinteresse no diálogo. Observe a conversa abaixo:

Boy: So, are you new in town?

Girl: Yes.

Boy: How long have you been here?

Girl: Two weeks.

Boy: Do you like it here?

Girl: Yes.

Boy: (…) 🙁

What should I say next? Let me think…

A boa notícia é que existem estratégias para minimizar este momento embaraçoso durante uma conversação. Observe a reprodução de um diálogo entre um funcionário do departamento de Recursos Humanos e o candidato a uma vaga na empresa:

Entrevistador: Na sua opinião, quem é o escritor brasileiro mais influente dos últimos tempos?

Candidato: Bem, deixe-me ver… O escritor brasileiro mais influente dos últimos tempos? Na minha opinião, um deles é Sérgio Buarque de Hollanda.

Entrevistador: E qual a sua área de leitura favorita?

Candidato: Esta é uma pergunta interessante, pois várias áreas me interessam. Mas acho que a que mais me atrai é realmente a antropologia.

Entrevistador: Como você empregaria o conteúdo desta área no seu novo trabalho?

Candidato: Bom, pensando a este respeito agora, percebo que as afinidades são muitas. Do meu ponto de vista, a antropologia é uma peça fundamental nesta área porque (…)

Percebeu como o entrevistado ganhou tempo para pensar na sua resposta? Fazemos isso naturalmente ao falarmos o nosso próprio idioma; porém, para reproduzir esse comportamento em outra língua, precisamos conhecer as estratégias e, acima de tudo, estarmos familiarizados com o seu uso.

Cf. Dicas para se sair bem na entrevista em inglês

Como ganhar tempo para pensar? Como fazer isso naturalmente?

conversação

O segredo é utilizar os sons e palavras ou expressões que os falantes nativos usam em uma conversação típica. Em português, é muito frequente o uso do “eehh” enquanto se pensa no que vai ser dito a seguir. Em inglês, porém, este som não é adequado.

Para aquelas pausas no meio da frase, enquanto procura a palavra adequada, você pode utilizar uma das expressões abaixo:

  • Uh…
  • You see…
  • You know…
  • Well…
  • I mean…
  • Do you know what I mean?

Se, no entanto, você quiser ganhar tempo para responder a uma pergunta durante uma conversação, pode simplesmente repeti-la antes de dar a resposta (como o candidato da entrevista de emprego acima) ou usar uma destas alternativas:

  • Basically…
  • I guess…
  • Actually…
  • It’s hard to say…
  • In fact…
  • You mean…?
  • Let me think…
  • Mmm, that’s a tough question…
  • I’ve never really thought about that…
  • That’s an interesting question!

No meio da conversa

Por outro lado, se você está no meio de uma conversa e gostaria de demonstrar interesse ao mesmo tempo em que ganha mais tempo para interagir, você pode lançar mão das frases abaixo:

  • Right…
  • I see…
  • Tell me something…
  • Don’t tell me!
  • I’ve heard of that!
  • Wow!
  • Got it!
  • Oh, really?
  • Come on!
  • That’s interesting!
  • So, you mean…

São várias as possibilidades de aplicação durante a sua próxima conversação em inglês. A lista acima é apenas um “aperitivo”. Se você prestar atenção a este aspecto específico da linguagem em diálogos ou enquanto assiste a filmes e séries, perceberá que cada pessoa tem as suas palavras favoritas para preencher estas lacunas.

Cf. Como aprender inglês com as séries de TV

O uso dessa estratégia durante a conversação não é, porém, algo que acontece de imediato. A princípio, o estudante de inglês sente que está empregando essas expressões de forma artificial. E realmente está! Somente através da prática elas passarão a incorporar a sua fala de forma natural. Quer uma dica? Escolha uma ou duas das frases ou palavras acima e, daqui pra frente, sempre as inclua nas suas conversas em inglês. Quando você se sentir seguro o suficiente e perceber que já não é um esforço, introduza gradativamente outras expressões no seu repertório. E se prepare para ouvir os elogios pelo seu inglês!

Cf. Pensar em inglês: Como evitar as traduções mentais

Use com moderação!

Apesar de ser uma característica da fala natural, tenha cuidado ao utilizar este recurso durante uma conversação. O exagero na frequência com que ele aparece pode comprometer a fala, por indicar nervosismo, vocabulário deficiente, falta de familiarização com o assunto ou dificuldade em estruturar os pensamentos. É importante não cair na mesmice enfadonha, assunto que foi tratado em “The words you love to hate“.

Então, assim… Você sabe, né? Quer dizer, tudo em excesso fica, tipo, sei lá, meio estranho. Tá ligado? 😉

Conclusão

Nunca é demais repetir que a estratégia apresentada acima não é a resposta definitiva para todos os problemas relacionados à fluência na conversação. É evidente que ela não dispensa a leirtura de jornais, revistas e livros em inglês, a exposição ao idioma por meio de filmes, documentários, programas de TV, música, entre outras formas de praticar o inglês. Você já sabe que possuir um vocabulário rico e variado é indispensável. Sempre que possível, aproveite as oportunidades para aprimorar seu inglês praticando a conversação com os amigos pessoalmente, com o professor de inglês ou por meio de salas de bate-papo na Internet.


Certo ou errado?

É certo ou errado? Mas qual é o certo? Está na hora de você virar a página e conhecer o conceito de adequação. Assista ao vídeo e amplie seus conhecimentos gerais. Aprenda a entender as diferenças entre o inglês informal e o inglês formal. Sem sustos!

Clique aqui e confirme para se inscrever gratuitamente no canal do Tecla SAP no YouTube. Bons estudos. A gente se fala!


Cf. Saudade! Como dizer “saudade” em inglês? Existe?

Cf. Aeroporto: frases prontas e palavras úteis em inglês (com tradução)

Cf. Confirmação e negação: frases prontas em inglês para o dia a dia

Speak up! We’re listening…

Gostou das dicas sobre conversação e dos conversation fillers? Nós do Tecla SAP gostaríamos muito de conhecer a sua opinião sobre esse assunto. Por favor, escreva para a gente na seção de comentários abaixo.

YouTube, Facebook, Twitter, Instagram etc.

Vamos continuar essa conversa sobre conversação nas redes sociais? São várias as opções para você não deixar seu inglês enferrujar:

Você já deve ter ouvido um monte de vezes que é super importante manter contato constante com a língua inglesa. E por que mesmo você perderia essa oportunidade de receber conteúdo educacional gratuitamente? Você só precisa me adicionar em uma das redes sociais acima e acompanhar as dicas para deixar seu inglês afiado. Ah, é claro, a conversa não precisa necessariamente ser sobre conversação. Estou te esperando! A gente se fala muito em breve…

Pela educação

Se o assunto da dica de hoje foi interessante para você, provavelmente também será para os seus colegas, alunos ou professor/a. Que tal compartilhar as informações com eles? Clique no ícone da sua rede social predileta. Faça sua parte em prol da educação! O Tecla SAP e os seus amigos agradecem.

0 0 votos
Article Rating
Inscrever-se
Notificar de
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

23 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
trackback

[…] Cf. Conversação: estratégias para você ser fluente em inglês […]

trackback

[…] Cf. Conversação: estratégias para você ser fluente em inglês […]

trackback

[…] Cf. Conversação: estratégias para você ser fluente em inglês […]

trackback

[…] Cf. Conversação: estratégias para você ser fluente em inglês […]

Ulisses Wehby de Carvalho

Hi Neudson,

Thanks for stopping by. Glad we could help.

Take care

Marcelo Pires
Marcelo Pires
8 anos atrás

Dicas valiosas! Farei uso delas com certeza, parabéns a toda equipe.

Ulisses Wehby de Carvalho
Responder para  Marcelo Pires

Marcelo, tudo bem?

Obrigado pela gentileza de comentar. Agradeço o elogio em nome da Profa. Adriana Pereira Santos, autora do texto. Volte mais vezes e comente sempre que puder.

Abraços

Ulisses Wehby de Carvalho

Beatriz, tudo bem?

As dicas de hoje não tem nada a ver com “enrolation”! Por favor, leia o texto “Sabia que enrolation existe em inglês? Ela se chama un-English!” em https://www.teclasap.com.br/sabia-que-enrolation-existe-em-ingles-ela-se-chama-un-english/

Abraços

Jose Eduardo
Jose Eduardo
9 anos atrás

Parabéns por este post, concordo com você Ulisses tem muito material em inglês, mas com boas dicas de inglês em português tem pouco e o tecla sap cumpre muito bem esta função, aborda vários aspectos como expressões idiomáticas, pontos gramaticais, pronuncia o blog é uma excelente leitura para estar atualizado e relembrar e aprender diferentes aspectos do idioma e com temas atuais, em uma conversação além da prática constante, isso nós podemos através da internet se comunicar em inglês com pessoas de diferentes países, ter um amplo vocabulário é essencial para uma boa comunicação e nisto eu recomendo bastante leitura em inglês dentro do seu nível e o programa de estudos do texto mastigado deste site que tem sido excelente para mim, hoje quando eu leio na internet a folha internacional, a revista newswek, time etc e leio com uma certa facilidade e entendo quase cem por cento da leitura, isto graças aos meus estudos do texto mastigado, parabéns ao Ulisses e pela equipe tecla sap

Ulisses Wehby de Carvalho
Responder para  Jose Eduardo

José Eduardo, tudo bem?

Obrigado pela visita e pelo comentário simpático. Agradeço o feedback positivo sobre o programa Textos Mastigados. É mesmo muito bom saber que o conteúdo está sendo bem aproveitado. Parabéns!

Abraços

Abel
Abel
9 anos atrás

parabens pelo site, voces sao do caralho !! you are of fuck lol

Marcos Siewert
Marcos Siewert
9 anos atrás

Ulisses, você poderia dar sua opinião sobre ser “fluente” em inglês?
Tenho um inglês bem avançado, mas conversando com nativos sempre percebo que eu poderia dizer de um jeito melhor, de um jeito menos complicado e mais natural… Por isso fico em dúvida em dizer que sou fluente e em meu CV, por exemplo, uso a expressão “avançado”.

Você considera que o fato de uma pessoa conseguir manter uma conversação, a torna fluente?
Obrigado

Ulisses Wehby de Carvalho
Responder para  Marcos Siewert

Marcos, tudo bem?

Obrigado pelo interesse no Tecla SAP. Escrevi um texto sobre o assunto. Leia o texto “Quanto tempo vou levar para ser fluente” em https://www.teclasap.com.br/quanto-tempo-vou-levar-para-ser-fluente-em-ingles/

Abraços

Ulisses Wehby de Carvalho
10 anos atrás

Jéssica, tudo bem?

Obrigado pelo feedback positivo sobre o Tecla SAP. Não escrevo em inglês porque esse não é o foco do blog. Material para os alunos lerem e praticarem a língua inglesa tem aos montes por aí.

Aliás, o próprio Tecla SAP oferece o serviço “Textos Mastigados” com esse propósito: https://www.teclasap.com.br/textos-mastigados/

Mais raro é encontrarmos dicas práticas – em português – para facilita a vida dos brasileiros que precisam do inglês no dia a dia. Essa é a área em que prefiro atuar.

Abraços

Ulisses Wehby de Carvalho
10 anos atrás

Bernadete, tudo bem?

Obrigado pelo elogio. Agradeço em nome de todos.

Abraços

Ulisses Wehby de Carvalho
10 anos atrás

Bernadete, como vai?

Muito obrigado pelo comentário e pelo elogio. Agradeço em nome de todos do Tecla SAP.

Abraços

Paulo Aguero
Paulo Aguero
10 anos atrás

Tecla SAP sempre mandando muito bem…

Ulisses Wehby de Carvalho
10 anos atrás
Responder para  Paulo Aguero

Paulo, tudo bem?

Obrigado! Agradeço em nome da equipe. Valeu!

Abraço

Marco Azevedo
Marco Azevedo
10 anos atrás

Oi Adriana.
Gostei muito das dicas. Eu acredito que aprender a se comunicar em outro idioma é buscar formas de expressar a mesma ideia ou o mesmo sentimento que expressaria em seu idioma nativo, ainda que usando palavras diferentes. Dicas de como manter o ritmo da conversa e como expressar corretamente a sua ideia ou sentimento são extremamente úteis.

Obrigado !

Adriana Pereira Santos
10 anos atrás
Responder para  Marco Azevedo

Marco, ficamos felizes em ajudar! Obrigada pelas palavras simpáticas. Abraços.

Natty
Natty
10 anos atrás

Conheço vários sites bons pra se aprender inglês mas vocês são os melhores, quero registrar aqui o meu agradecimento e os meus parabéns, continuem!
🙂

Ulisses Wehby de Carvalho
10 anos atrás
Responder para  Natty

Natty, tudo bem?

Obrigado pelo reconhecimento. Ficamos mesmo muito contentes pelo feedback. Agradeço em nome de toda a equipe que, direta ou indiretamente, colabora com o Tecla SAP.

Abraços

Sergio Luiz Araújo Silva
10 anos atrás

Greak post! I have found a related podcast about this matter https://soundcloud.com/zen-english-podcast/zen-english-podcast-how-to-use

Unable to post the comment because I lost my facebook password, how about adding other options Comment?