Reading time: 2 minutes
Descer do ônibus by Michael Jacobs
Como se diz “descer do ônibus” em inglês?
Getting out of the lift (Saindo do elevador)
Outro dia, eu estava no elevador com o chaveiro (pessoa que conserta fechaduras e chaves, chamado de locksmith em inglês). Conversamos em inglês, embora sua fluência no idioma estivesse um pouco enferrujada (rusty, como às vezes estão as fechaduras que ele conserta). Paramos no primeiro andar e ele me disse: We go down here, on the first.
Compreendi e acatei sua orientação: “Descemos aqui, no primeiro (andar).” Mesmo assim, não me contive e disse a ele que a frase correta seria We get off here on the first floor ou We get out here at the first floor (pode-se optar por uma dessas formas, ambas estão corretas).
Chatice minha? Coisa de professor exigente que vive pegando no pé de todo mundo? Nada disso. Talvez eu não tivesse (nem ele) outra oportunidade de corrigir esse “errinho” tão comum entre os brasileiros.
Outro fator me impulsionou ao ato de misericórdia (já estou achando que pratiquei uma boa ação): falando daquele jeito, ele teria uma dificuldade gigantesca para se comunicar com alguém que não entendesse português. Analise você mesmo, leitor: é recomendável aprender inglês somente para brasileiro ouvir?
Go down
Então, nada de go down para descer, com exceção de frases semelhantes a esta: When there’s a long weekend, many paulistanos like to go down to the beach (Quando há um fim de semana prolongado, muitos paulistanos gostam de descer para a praia). O mesmo raciocínio se aplica a descer do ônibus, que é get off the bus, mas descer do carro é get out of the car.
Descer e subir
Até agora, abordei apenas o ato de descer. Posso até ouvir você perguntando: “E se for o contrário? O que faço para subir?” Bem, vamos partir para uma tabela prática.
- bikes [podem ser motorcycles (motocicletas) ou bicycles (bicicletas)] – get off / get on
- buses – get off / get on
- cars, taxis – get out of / get in
- horses – get off, get down from, dismount (para os militares) / get on, get up on, mount (também para os militares)
- lifts [elevators (AmE)] – get out of, get off / get in (entrar no elevador, seja para subir, seja para descer)
- planes – get off / get on, board
- ships – get off / get on, board
E o que gritar quando você sai correndo na tentativa de aproveitar o elevador? Que tal: Hold it! Going up! Going down! ou ainda Wait for me!?
Descer do ônibus – Posts relacionados
Cf. Profissões em inglês e seus equivalentes em português
Cf. Passear: como podemos dizer o verbo “passear” em inglês?
Cf. COACH é técnico, carruagem, ônibus, classe econômica ou bolsa?
❌ Erros de pronúncia: MAINTENANCE 🤦🏻♂️
Saiba como pronunciar MAINTENANCE em inglês. Assista a clipes com exemplos legendados em inglês e em português. Aperfeiçoe sua pronúncia de inglês!
Inscreva-se gratuitamente no canal Tecla SAP com Ulisses Carvalho no YouTube e ative as notificações. Enriqueça o vocabulário, aperfeiçoe a pronúncia e amplie os conhecimentos gerais. Bons estudos!
Os campeões de audiência do Tecla SAP
Cf. Tecla SAP no WhatsApp? O Tecla SAP tem canal no WhatsApp!
Cf. Listening? Como melhorar o listening? A dica que você nunca viu!
Cf. Tradutor e intérprete: como se tornar um profissional da área?
Cf. 10 dicas infalíveis para você aprender inglês de uma vez por todas!
Cf. 10 erros mais comuns de quem estuda inglês e como evitá-los
Pronúncia de Marcas Famosas – Carros, Motos e Máquinas
As pronúncias em inglês dos nomes de marcas famosas podem não ser exatamente como imaginamos. Esclareça suas dúvidas sobre a pronúncia de marcas de automóveis, motos e máquinas em geral. Aperfeiçoe sua pronúncia!
Seguem alguns exemplos: Focus, Hyundai, Yamaha, Ferrari, Harley-Davidson, Subaru, Toyota, Rolls-Royce, BYD, General Motors, RAM Rampage, Ford Ranger, entre outros. Confira a playlist completa! 👇🏼 Bons estudos!
Inscreva-se gratuitamente no canal Tecla SAP com Ulisses Carvalho no YouTube e ative as notificações. Enriqueça o vocabulário, aperfeiçoe a pronúncia e amplie os conhecimentos gerais. Bons estudos!
Descer do ônibus – Opinião
Você gostou das informações contidas no post? As explicações e exemplos fizeram sentido? Conseguiu extrair alguma informação relevante para o seu aprendizado de inglês? A equipe do Tecla SAP quer muito ouvir sua opinião, pois esse seu feedback nos ajuda a criar conteúdo que seja de fato relevante para você.
Além disso, acreditamos na importância da interação e na aprendizagem coletiva. Portanto, convidamos você a usar a seção de comentários abaixo para fazer perguntas, compartilhar suas opiniões ou simplesmente expressar sua gratidão. Seus comentários não apenas nos auxiliam a melhorar, mas também constroem uma comunidade vibrante de entusiastas do idioma inglês.
Em resumo, vamos embarcar juntos nesta jornada de aprendizado de inglês. Sua voz é de extrema importância. Não hesite, portanto, escreva um comentário e vamos iniciar a conversa! Muito obrigado pela participação.
Referência
Como Não Aprender Inglês – Edição Definitiva, de Michael Jacobs – Editora Campus/Elsevier. Leia a resenha para obter mais informações sobre o livro. Adquira seu exemplar com conforto e total segurança na Amazon.
Posts mais recentes
- CAMBRIDGE? Como se pronuncia CAMBRIDGE em inglês?
- ISLAND? Qual é a pronúncia adequada?
- HUGH GRANT? Qual é a pronúncia do nome do ator britânico?
- MAHERSHALA ALI? Qual é a pronúncia do nome do ator?
- MAINTENANCE? Como se pronuncia essa palavra?
São. Ache. Palavras. Descer
[…] Cf. Como se diz “descer” (do ônibus, do carro, da moto etc.) em inglês? […]
[…] Cf. Como se diz “descer” (do ônibus, do carro, da moto etc.) em inglês? […]
[…] Cf. Como se diz “descer” (do ônibus, do carro, da moto etc.) em inglês? […]
Olá Ulisses, interessante notar que quando falamos de ônibus por exemplo temos como referência (apesar de entrar-mos nele) a ideia de estar sobre uma superfície, por isso “I was on the bus”, tendo portanto essa referência (on | off) nos servirá como uma associação mnemônica para memorizar. Já os carros “I am in the car” get in | get out. O que achou dessa ideia?
Sérgio, tudo bem?
Essas associações funcionam para as pessoas que, de alguma forma, precisam de uma explicação lógica e racional para incorporar um conceito. Se o auxílio mnemônico for positivo, não vejo nenhum problema.
O emprego repetido por meio de exposição frequente ao idioma, no entanto, costuma dar melhores resultados para todas as pessoas, inclusive para aquelas que precisam da explicação lógica. Acredito que exercitamos nossa memória por meio da repetição, algo que, em certa medida, se assemelha ao desenvolvimento muscular.
Lê, escuta, usa, escuta, usa, lê, usa, escuta etc. Volte ao princípio e repita todo o processo mais uma vez. 😉 Com essa exposição constante, as coisas começam a se encaixar naturalmente. Haverá tropeços? É claro que sim. Após algum tempo, o aprendiz começa a reconhecer padrões e, não raro, já começa a “achar esquisito” aquilo que parece estar desalinhado com a norma.
Acho que é mais por aí…
Abraços
Muito bom! Acabei de achar esse blog, mas já está nos favoritos! Trabalho com traduções de japonês para o inglês, mas meu inglês ainda está longe de ser fluente. Daí fica mais fácil traduzir primeiro para o Português! kk Ótimo blog, está me ajudando aqui com o trabalho que estou fazendo agora, obrigada!
Mariana, como vai?
Obrigado pelo elogio. Volte mais vezes e comente sempre que puder.
Abraços
Ou seja, pensando na prática:
Carros geralmente tem a nossa altura, necessitando apenas sairmos (in/out).
Cavalos geralmente são maiores que nós, necessitamos subir/descer (on/off)
Elevadores já estão na nossa altura, nossos movimentos seriam apenas de sair (in/out)
Bikes – precisamos passar nossas pernas por cima delas para que possamos montar/desmontar (in/off)
Poderia ser essa uma explicação bem básica?
Raul, tudo bem?
Embora sua tentativa seja louvável, nem sempre é possível teorizar, principalmente quando o assunto é o estudo de idiomas. Nesses casos, o uso e a prática constantes costumam ser soluções bem mais produtivas.
Abraços
Obrigado, Ulisses. No entanto, qual o termo certo para metros/trens? Seria semelhante ao de ônibus (get on)?
Abraço!
lipegon, tudo bem?
Obrigado pelo interesse. Em geral, se usa “get on” para trem e metrô também.
Por favor, das próximas vezes, encaminhe sua dúvida no Fórum Tecla SAP em http://www.teclasap.com.br/forum . Obrigado!
Abraços
Ótimo post!
Texto bastante explicativo.
Obrigada!
Karolina, tudo bem?
Muito obrigado pelo comentário. Volte sempre!
Abraços
Muito obrigada! Eu tenho muita dificuldade com expressões idiomáticas, mas seu texto foi bastante esclarecedor.
Helena, como vai?
Obrigado pela mensagem simpática. Ficamos muito contentes em saber que o conteúdo foi bem aproveitado. Volte mais vezes!
Abraços
Também pode ser usado, pelo menos para ônibus “Drop Off”
Wow…I loved that
Por que eu utilizo get on/off para ônibus e aviões mas, para carros, devo utilizar get in/off?
Ônibus, aviões, barcos, trens e qualquer outro meio de transporte grande o suficiente para que você possa se locomover, você “sobe” e “desce” (do ônibus, do avião, do barco). Em inglês, “get in / get off”. Veículos menores onde você fica dentro, mas não exatamente pode caminhar por ele, você entra e sai. Em inglês, “get in / get out of”. E pra quem tem dúvidas quanto às preposições, é ler, ouvir, e não decorar, mas naturalmente perceber onde cada uma é usada. Em português você aprendeu onde usar cada preposição do mesmo jeito, pela exposição. Com o inglês não vai ser diferente. Os verbos têm regências diferentes, cada um exige a preposição que ele quiser porque a regra é dele (do verbo). Simples assim. 🙂 Quanto antes vocês aceitarem isso e começarem a prestar atenção nas preposições e memorizá-las, mais cedo estarão craques em utilizá-las. 😉
Ah, acabei esquecendo do “on”. Cavalos e motos, por exemplo, você fica sobre o transporte. Logo, “get on / get off” se aplica. “Hop on” sounds cooler, though. 🙂
Eu tenho uma explicação minha…hahhaha
você consegue ficar em pé em ônibus, avião, navio, então, usa get on
No carro você já não consegue, então use, get in
Hi! I’m really confused about the prepositions too. My doubt is: Is the use of prepositions something that you can learn or is it just by heart? I always make mistakes with them.
Olá! Me surgiu uma dúvida quanto às duas formas que você expôs sobre “descer no primeiro andar”. Porque na primeira frase a preposição usada foi “ON the first floor” e na segunda “AT the first floor”?
Muito obrigado! ;D
Muito boa a dica, adorei. Uma curiosidade na aviação dizemos: The plane is taking off, para “O avião está decolando”. Uma idéia geral para o uso dessa expressão e tradução seria que o avião está “tirando” o trem de pouso do chão. É isso mesmo? Um abraço!!
Por que depois da expressão “get out” é usada uma partícula como “at” ou “of” e na “get off” se completa direto com um artigo?
Desculpa se foi uma pergunta boba, mas se puder me explicar…
Se já tiver alguma explicação sua sobre isso, gostaria que me passasse o link pra ler a respeito e entender melhor.
Obrigada !!
Oi tudo bem? Eu também estou aprendendo, mas no caso da palavra ”out” vim acompanhada da preposição ”of”, isso em inglês é chamado de ”collocation”. Há certas palavras em inglês que sempre serão acompanhadas pelas mesmas palvras sempre. Sempre após a palavra ”out” a pesposição será ”of”. Exemplos: It’s out of fashion, get out OF here, I ran out OF suger yesterday. Lei sobre collocations em inglês, isso vai ajudá-la muito, pois isso está me ajudando aprender muito sobre preposições em inglês.
Olá,
E se for o caso de ” subir/descer as escadas “. Como ficaria ?
No google translator eu achei: “Climb the stairs” está correto ?
Olá,
Em Londres o que eu vi é apenas: up stairs. somente isto.
Nas lojas tem placas onde está scrito tudo junto: UPSTAIRS ou DOWNSTAIRS.
Isto foi o que eu vi.
[]´s
When I´ve been in London studying english, I used to hear: I gonna alight here! Even in the underground, the employees spoke: When you alight please don´t forget your belongings. Anyway, in London they used to say “alight”…Excuse me for my english´s mistakes lol
Dear Ulisses…
Ótimas dicas! Sempre aprendo algo novo no Blog… Parabéns!