Tempo de leitura: 2 minutos
e.g. x i.e. by Ulisses Wehby de Carvalho
e.g. x i.e.
As abreviações e.g. x i.e. são de origem latina e muito comuns em inglês. A primeira, e.g., significa exempli gratia em latim e quer dizer “por exemplo”. A segunda, i.e., quer dizer id est em latim e deve ser traduzida por “isto é” ou ainda “ou seja”. Observe os exemplos a seguir:
- You can search this web site using common names (e.g., ammonia), chemical names (e.g., sodium sulfide), abbreviations (e.g., DDT), or chemical formula (e.g., CH3).
- Você pode fazer buscas neste sítio usando nomes comuns (por exemplo, amônia), nomes químicos (por exemplo, sulfeto de sódio), abreviações (por exemplo, DDT) ou a fórmula química (por exempo, CH3).
- But their aim is to terrorize – i.e. to make people afraid to go about their own business. (CNN)
- Mas o objetivo deles é aterrorizar – ou seja, fazer com que as pessoas tenham medo de seguir vivendo normalmente.
Abreviações
Assista aos vídeos da playlist Abreviações do canal Tecla SAP com Ulisses Carvalho no YouTube! Conheça as principais abreviações usadas no dia a dia de pessoas e empresas. Você vai aprender o significado, a pronúncia e a maneira de usar as abreviações mais frequentes tanto em contextos formais quanto nos informais: mensagens de texto, gírias, no ambiente de trabalho, em filmes e séries de TV, letras de música etc. Conhecer as abreviações mais usadas da língua inglesa é fundamental para você se comunicar com muito mais confiança em inglês!
Clique aqui e confirme para se inscrever gratuitamente no canal Tecla SAP com Ulisses Carvalho no YouTube. Enriqueça seu vocabulário de inglês, aperfeiçoe sua pronúncia e amplie seus conhecimentos gerais. Bons estudos!
Cf. Plurais irregulares – a lista definitiva!
Cf. Skype: os 7 erros mais comuns de inglês no Skype
Speak up! We’re listening…
Gostou da dica? Você já conhecia a diferença entre as abreviações da dupla e.g. x i.e.? As explicações foram claras? Nós do Tecla SAP gostaríamos de saber a sua opinião. Por favor, responda as perguntas na seção de comentários, no rodapé da página. Participe! Obrigado.
Referência
Guia Tecla SAP: Falsas gêmeas, de Ulisses Wehby de Carvalho, ©Tecla SAP, 2014. Leia a resenha para obter mais informações sobre o livro eletrônico.
Muito obrigada pela explicação. Eu achava que “e.g.” era example given. Enfim, na ideia até que eu estava certa. Já “i e ” eu passava batido, fingia que não via mas sempre me incomodou não saber. Agora sei que é “isto é”
[…] Cf. e.g. x i.e.: qual é a diferença entre as duas abreviações? […]
Muito bom, ótimo esclarecimento. Obrigado.
Very handy, I always got confused with those two. Thank you!