Tempo de leitura: 4 minutos
ATENÇÃO: EVENTO JÁ REALIZADO!
A 10ª edição da ExpoBelta – que será realizada nos dias 27, 28 e 29 de março, no Pavilhão da Bienal, em São Paulo, e no dia 31 de março, em Belo Horizonte – traz uma grande novidade. Além da feira de educação internacional, com a presença de instituições de ensino de mais de 30 países, irá realizar o 1º Fórum Belta, com palestrantes de destaque, consolidando-se como o mais importante palco de discussão e de informação no país para os brasileiros que pretendem aprimorar a sua formação através de estudos no exterior.
O tema do Fórum Belta será o cidadão mundial, já que o mercado de trabalho necessita cada vez mais de um profissional globalizado, com capacidade de se relacionar e de fazer negócios com outros países e culturas. “A experiência internacional proporciona um retorno valioso não apenas para o indivíduo, mas também para o Brasil. Esta troca de conhecimentos e experiências é uma manifestação natural na formação de um mundo ‘plano’ cada vez mais globalizado”, explica Tatiana Mendes, presidente da Belta (Brazilian Education & Language Travel Association). Segundo ela, de acordo com dados da Unesco, nos próximos dez anos o número de estudantes internacionais deve chegar em 10 milhões em todo o mundo.
A Belta, organizadora do evento, tem como objetivo mostrar à população brasileira a importância desta experiência, divulgando todas as opções que os países e instituições de ensino oferecem. Além do aprendizado e aperfeiçoamento de línguas estrangeiras – essenciais nos currículos de hoje – há ofertas dos mais variados cursos, desde culinária, artes e design até tecnologia, computação, engenharia, entre outros.
As agências de intercâmbio associadas à Belta estão preparadas para atender o estudante e profissional brasileiro, oferecendo toda a informação necessária. Durante a ExpoBelta, as agências e os representantes dos países e das instituições internacionais de ensino estarão reunidos para dar a melhor assistência aos visitantes. Será o lugar ideal para tirar dúvidas e descobrir todas as oportunidades existentes.
Em um único local, o visitante vai poder conhecer os cursos oferecidos pela África do Sul, Alemanha, Argentina, Austrália, Áustria, Bélgica, Bolívia, Canadá, Chile, China, Costa Rica, Cuba, Equador, Espanha, Estados Unidos, França, Guatemala, Holanda, Irlanda, Itália, Japão, Malta, México, Nova Zelândia, Peru, Reino Unido, Rússia, Suíça, entre outros países.
Vila Europeia: outra novidade em 2009
A Europa, trazendo a campanha “Study in Europe”, será a grande convidada da 10ª edição da ExpoBelta. Haverá a presença inédita de destinos como a República Tcheca, Estônia, Lituânia, Hungria, Eslováquia, Polônia, Finlândia, Noruega, entre outros mais tradicionais como Bélgica, Holanda e Portugal. O Brasil torna-se cada vez mais um mercado de interesse para a Europa, tanto para a captação de estudantes de nível superior como para a realização de intercâmbio entre as culturas e os sistemas de ensino.
Faz parte dos objetivos do Study in Europe a divulgação do programa de mobilidade e cooperação na área de educação superior chamado Erasmus Mundus, que permite que o aluno estude em diversos países, seguindo o mesmo currículo. A ideia é divulgar e explicar o sistema para estudantes e professores universitários, informando como as instituições brasileiras podem se capacitar para enviar brasileiros para outros países assim como receber estudantes estrangeiros em suas salas de aula. Será, com certeza, uma oportunidade única para conhecer as inúmeras possibilidades de intercâmbio com os 32 países que fazem parte do Study in Europe.
Seminários Práticos
Além dos painéis de discussão do 1º Fórum Belta, os visitantes também poderão participar de seminários oferecidos pelos países participantes da ExpoBelta. Durante estes seminários, o estudante informa-se sobre três aspectos básicos do destino para onde pretende viajar: seu sistema educacional, sua cultura e os documentos que exige.
Datas e Locais
São Paulo
27, 28 e 29 de março
Bienal, Parque do Ibirapuera
Das 14 às 19h
Belo Horizonte
31 de março
Mercure Hotel BH Lourdes
Das 15h às 21h
Convite gratuito no site: os ingressos são obtidos gratuitamente pelo site www.belta.org.br. Apenas em São Paulo, para quem não tiver convite, será cobrada a entrada de R$ 10,00, com renda revertida para uma ONG ligada a educação.