Tempo de leitura: menos de 1 minuto
Tive que fazer hoje à tarde um pequeno trabalho para a faculdade. O exercício pedia uma breve descrição de algumas linhas sem o emprego dos verbos de ligação (em inglês, linking verbs). Como você deve saber, os principais são “ser”, “estar”, “parecer”, “permanecer” e “ficar”. Ainda não sei qual nota irei tirar mas gostei do resultado e resolvi publicá-lo aqui no blog. Espero que vocês gostem também.
SEU URBANO
Seus portões monumentais causaram uma impressão indelével em minha memória. Visto de fora, seu tamanho colossal me fez sentir ainda menor. A multidão apressada caminhando em sua direção gerava um clima de tensão para mim, pois, afinal de contas, eu ainda não tinha completado 10 anos. Por dentro, as escadarias que circundavam seu imenso gramado verde tinham um nome meio engraçado, “arquibancada”, que não fazia lá muito sentido para mim. Elas se enchiam de gente a cada minuto. Os cantos das torcidas ecoavam cada vez mais fortes. Pouco a pouco, comecei a me sentir contagiado pelo entusiasmo geral.
Com os jogadores em campo, os torcedores entram em êxtase. Frio e imóvel, ele mantém sua classe e, como o palco do teatro, abriga toda sorte de emoções: ansiedade, tristeza, nervosismo, alívio, paixão, medo, frustração etc. sem se abalar. Depois de terminada a partida, as luzes se apagam e todos o abandonam. Sem dar bola para torcida, cumpre seu destino com a mesma elegância. Imponente.
Obrigado, Seu Urbano, por me deixar levar para casa tantas boas lembranças de um fim de tarde feliz em troca de apenas um palito de sorvete jogado no chão.
Erick,
Obrigado pela participação e pelo elogio. Volte mais vezes.
Abraços a todos
Ulisses,
Parabéns pelo texto!
It’s awesome!
Dudu,
Valeu, obrigado novamente!
Abraços a todos
Ah sim, desculpe, não tinha percebido.
Como disse anteriormente, seu texto está perfeito!
Dudu,
Obrigado pelo interesse pelo comentário acima. Quem narra a história é o Ulisses (de 47 anos) sobre a experiência do Ulisses (de 9 anos). Achei que o texto tivesse deixado isso claro.
Abraços a todos
Ulisses, seu texto é muito bom, mas ele não possui concordância… Uma criança de 10 anos dizendo idelével, colossal, circundar ?
Mas tirando isso, perfeito!
O que vc quis dizer é que teria faltado coerência, né, Dudu? Concordância é outra coisa…
Eurico e Rafael: Obrigado pela observação. O texto já foi corrigido.
Ivan: Obrigado pela gentileza de comentar.
Abraços a todos
Você usou o verbo continuar: “Mas ele continua lá”. Esse verbo conta como de ligação, considerando que ele é sinônimo de “permanecer” e “ficar”?
Eu gostei do texto, foi um alívio no meio da correria de hoje…
Ulisses, “continuar” não é verbo de ligação? “Mas ele continua lá, …”. Gostei muito do texto e da homenagem. Parabéns! “Dentro ou fora do alçapão. Jogue onde jogar …” Amplexo.