Tempo de leitura: menos de 1 minuto
Lista de Verbos Regulares?
É muito grande o número de internautas que chegam ao Tecla SAP digitando no Google a expressão “Lista de Verbos Regulares“. Se você faz parte desse grupo, sinto desapontá-lo(a), mas você não encontrará essa relação em nenhum site de inglês. O que você precisa de fato é de uma “Lista de Verbos Irregulares“. A razão é simples: os verbos regulares não merecem atenção de sua parte porque todos têm a mesma terminação no passado e no particípio passado. Basta conhecer o infinitivo do verbo, acrescentar a terminação “-ED” e pronto. Por exemplo, as três formas principais do verbo regular “WORK” (trabalhar) são “TO WORK” (infinitivo), “WORKED” (passado) e “WORKED” (particípio passado). O mesmo vale para “TO WANT” (querer) – “WANTED” – “WANTED”; “TO START” (começar) – “STARTED” – “STARTED” etc. Aprendeu a conjugar um regular, aprendeu a conjugar todos.
Os verbos irregulares, por outro lado, demandam cuidado porque as suas formas não seguem um padrão. “TAKE” (tomar, pegar etc.), por exemplo, fica assim: “TO TAKE” – “TOOK” – “TAKEN”; “TO BRING” (trazer) – “BROUGHT” – “BROUGHT”; “TO COME (vir, chegar etc.) – “CAME” – “COME”; “TO FLY (voar) – “FLEW” – “FLOWN” etc. Percebeu que não tem lógica? Pois é justamente por essa razão que você vai se guiar pela lista completa dos verbos irregulares, inclusive com algumas dicas para você evitar as pegadinhas de inglês, que está em “Lista de Verbos Irregulares“.
Não se esqueça de que os irregulares são pouco mais de 130 e os regulares são todos os outros verbos da língua inglesa. Fica muito mais fácil consultar as exceções, concorda? 😉
Cf. 10 dicas infalíveis para quem quer aprender inglês
Cf. Ortografia: Dobrar Consoantes
Cf. Ortografia: Y
[…] Cf. Lista de Verbos Regulares? […]
okok espero que me desculpe por isso , mas gostaria que mudasse algo aqui ,ou me desse sugestões para “verbos regulares” obrigado Ulisses e desculpe mais uma vez — é que eu estava nervoso com isso.
Este é um site , que mais parece uma Rede Social do que um site com respostas para “verbos regulares” , é um lixo isso
muito bom e muito educativo
RT @teclasap: Lista de Verbos Regulares? http://tinyurl.com/yjxczdt
Sou professor de Inglês e gosto de explicar os verbos regulares com 3 situações diferentes:
+D – liveD, loveD
+ED – workED, playED
+IED – Y precedido de consoante.
study – sutdiED
cry – criED
Gostaria de aproveitar a oportunidade e parabenizá-lo pelo excelente trabalho realizado. Tenho usado muitas informações conseguidas aqui em minhas aulas.
Wilton,
Obrigado pelo comentário e pelo elogio ao Tecla SAP. Volte mais vezes e comente sempre que puder.
Abraços a todos
Olá Ulisses,
Quando estava aprendendo inglês lembro de haver uma regra de pronúncia para o “ed” dos verbos regulares (quando o “e” não é pronunciado por exemplo). Não sei se já houve um post com esse assunto, mas acho que seria interessante tocar nesse assunto.
Abraços
Felipe,
Obrigado pela sugestão. É verdade, estou adiando faz tempo um post sobre o assunto. Já está na lista de prioridades.
Abraços a todos
EU ODIEI ESTE SITE NAO TEM NADA DO QUE EU QUERO
quero verbos regulares !!!
Josefina,
Por quê? Se você me apresentar uma boa razão, sou até capaz de fazer a lista.
Abraços a todos
Eu tenho a lista de verbos regulares, e peguei na net.
Edi,
Tá, e daí? Tu não entendeu nada, né? De que adianta ter uma lista de verbos regulares? Eu tenho uma lista de adjetivos, substantivos, preposições… chama dicionário, já ouviu falar?
Abraços a todos
Obrigado pela valiosa informação.
Silvana,
Valeu! Volte outras vezes e comente sempre que puder.
Abraços a todos
Caro Ulisses,
eu concordo com a sua resposta, mas parcialmente. Vou dizer o porqu^e.
De repente, os estudantes que pedem uma lista de verbos regulares estao à procura de verbos mais prototìpicos, i.e., aqueles que tem um uso mais recorrente no “every day English”.
Sei que elaborar isto talvez nao seja possivel. Mas, para um profissional do ingles, é bem possivel que a observacao dos verbos mais recorrentes (nas aulas de ingles, na imprensa, em blogs, filmes, youtubes, etc.) ajude a pensar alguma lista com umas seis ou sete dezenas de verbos regulares bastante recorrentes (e seus possiveis significados em portugu^es).
Se voce algum dia tiver a disponibilidade (e tempo, logicamente!) de poder pensar em algo do genero, eu certamente vou querer ter acesso à lista desses verbos, por e-mail.
Muito obrigado, sempre!
Aquiles
Aquiles,
Obrigado pelo comentário. Observe que o texto digitado na busca é “verbos regulares”. Para a sua teoria ser válida, os internautas teriam que digitar “verbos comuns”, “verbos mais frequentes”, “verbos mais usados” etc. Além disso, há entre os verbos irregulares muitos que estão na lista dos mais usados, por exemplo “be”, “take”, “come”, “buy”, “sell”, entre muitos outros. Portanto, quem digita “verbo regular” está na verdade fazendo confusão com “verbo irregular”.
Abraços a todos