Tempo de leitura: menos de 1 minuto
TEACHING VOCABULARY: STRATEGIES AND TECHNIQUES
I.S.P. Nation
Heinle / Cengage Learning, 2008
O ensino de vocabulário era, há até pouco tempo, negligenciado em detrimento do ensino de gramática. De fato, o ensino ostensivo de vocabulário era entendido como “complementação” ou deixado para níveis mais avançados em que, aí sim, os alunos teriam a oportunidade de “ampliar seu vocabulário”. Felizmente isso mudou dentro das teorias de aquisição e o léxico tornou-se comprovadamente o centro da língua. Não o vocabulário tão somente, mas, sobretudo, as combinações e expressões associadas às palavras, ou seja, os itens lexicais. Muito dessa mudança de paradigmas é de responsabilidade de Nation, que prestou enormes contribuições às teorias de ensino/aprendizagem de vocabulário juntamente com outros teóricos. No entanto, poucos livros são uma contribuição tão prática para professores de língua como o Teaching Vocabulary: Strategies and Techniques.
O livro traz uma gama de atividades práticas de ensino de vocabulário associadas às quatro habilidades e ainda conta com técnicas para ensino de vocabulário acadêmico, tudo isso respaldado por uma teoria acessível. Nation nos informa como planejar um curso que foque o ensino de vocabulário desde os níveis iniciais, fornecendo estratégias para decidir sobre as necessidades dos alunos e o manejo do tempo para cada tipo de atividade. Finalmente, seus apêndices contêm informações imprescindíveis a professores e alunos: listagem das palavras estatisticamente mais recorrentes na língua, tanto em nível geral quanto acadêmico, testes para detectar a amplitude do vocabulário de aprendizes, além de um syllabus de expressões lexicais indispensáveis aos viajantes e suas respectivas categorias funcionais de uso. It’s a must!
Autora da resenha
Luciana Fiuza é doutoranda em Lingüística Aplicada pela UFMG. É professora de inglês há mais de dez anos, tendo lecionado em escolas públicas e privadas nos mais diversos níveis. Atualmente é Gerente de Ensino da rede MAI English.