Tempo de leitura: menos de 1 minuto
Foi depois de ter lido o seu livro que me empolguei o bastante para fazer uma viagem de, pelo menos, 30 dias ao exterior, a fim de tentar melhorar o meu inglês. Acontece que, conversando com um amigo, ele me disse que uma pessoa conhecida dele havia feito experiência semelhante, porém por mais tempo, e que, no primeiro mês, não tinha conseguido pegar praticamente nada. Eu gostaria de saber se, na sua opinião, eu devo ir já nessas próximas férias ou estudar um pouco mais por aqui, para ter mais firmeza quando chegar lá.
Não é nada fácil opinar sobre dúvidas como a sua. Pesam diversos fatores e variáveis, níveis diferentes, objetivos diversos, o que torna praticamente impossível emitir uma opinião a respeito. Talvez a palavra-chave seja “firmeza”, que poderá revelar os seus sentimentos interiores. Concordo que um mês no exterior seja realmente pouco para surtir grandes avanços com a língua. Mas, quanto à parte cultural e pessoal, é de grande valia. E isso também tem valor inestimável. Talvez você devesse trocar ideias com outras pessoas para poder formar uma opinião mais tranquila e, consequentemente, tomar uma decisão mais acertada. Eu diria que, se for, não espere milagres – pelo menos em relação à língua inglesa. De todo modo, desejo-lhe boa sorte na sua decisão.
Referência: “Tirando Dúvidas de Inglês” de Michael Jacobs – Disal Editora, 2003. Leia a resenha.
Acredito que ajudará sim, mas percebe se que algumas pessoas nem português direito sabem, falar e muito menos escrever, como um comentário acima demonstra. Fiz 6 anos de cursos e 2 anos de conversação quando era bem novo (10 a 16 anos) e minha pronúncia ficou boa mas nunca destravei em falar ( falta vocabulário e prática). Vejo filmes em inglês e entendo relativamente bem, e percebo diferenças em traduções ( às vezes até percebo erros), leio com certa fluência, internet, revistas em geral. Falta vocabulário em minha área, Engenharia, ou gírias e expressões idiomáticas, que seu blog tem sido de muita utilidade. Mas falar mesmo, acredito que terei que viajar e passar algum tempo no exterior.
Vou deixar meu depoimento pois acredito que possa contribuir de alguma forma, com toda certeza o primeiro ponto é que realmente varia muito de pessoa a pessoa, mas eu fiz um ano e meio de curso de inglês em escolas idiomas aqui no Brasil e devido aos valores fiz em uma destas escolas mais populares, para quem conhece 1 ano e 1/5 te uma base do básico e mais nada, e foi com isso que embarquei para Vancouver – Canadá durante 6 semanas, quando cheguei entrei em panico, não sabia o que fazer, fiquei em homestay, e por eles estarem acostumados com intercambistas foi relativamente tranquilo, eles falavam e mostravam as coisas, quando cheguei na escola entrei em panico tinha teste de nível e nem consegui fazer, pois aqui nunca tinha escrito mais que uma linha muito menos um texto com contexto, e tudo com tempo cronometrado, foi meu drama do 1º dia, mas ao fim da primeira semana isso já passo, comecei a entender melhor as coisas e pessoas, e não tive medo fiz todos os passeios, me mantive longe de brasileiros, principalmente os que já tinham um domínio mais avançado do idioma, assim me forçando a falar o máximo e com todas as pessoas, assim descobri que por mais que você não saiba falar muito bem, tendo alguma noção do que você que ele te entendem e falam como seria a forma correta, e claro reproduza na mesma hora para já fixar alguma coisa e se a pronuncia não tiver correta eles sempre ajudam, o mais dificio é falar inglês com brasileiros, estes querem te corrigir muito mais normalmente. já faz quase um ano que fui, e e pelo baixo nível de conhecimento desenvolvi muito e fixei muito melhor desde que voltei fiz cursos online e aula de pronuncia com um americano que mora aqui em são paulo, agora fui a uma escola melhor para fazer o teste de nível e retornar ao curso regular, em uma escola melhor que onde estudei anteriormente e ainda assim até mesmo para a minha surpresa, pelo resultado “pulei” 3 módulos que semestralmente dão + 1 ano e 1/5.é um investimento alto mas para mim valeu cada centavo, e hoje com um nível considerado intermediário consigo entender alguns filmes e series, mas não os no estilo (saga crepúsculo) que gosto mas não entendo quase nada para não dizr absolutamente, eles falam mexendo pouco os lábios e acho que isso dificulta muito o entendimento. por fim, agradeço a você Ulisses pelo TeclaSAP, minha chefe que me indicou e comecei a acompanhar.
Olá, gostaria de saber sua opinião, pois acompanho seu site diariamente Eu sou brasileiro e cheguei a fazer 3 anos de inglês em uma escola quando criança, porém quando crescido voltei a estudar a língua e vi que o curso que tinha feito não me ajudou de muita coisa, então comecei a estudar sozinho em casa, assistir filmes e programas em inglês porém sou dependente da legenda em inglês, é como se eu aproveitasse mais o que sei, você tem alguma dica para melhorar meu listening? A minha intenção é fazer um intercambio no próximo ano em New York, porém não me sinto seguro.
Nos últimos meses tenho conversado via chat com muitos americanos para pode me “enturmar” melhor quando chegar lá, porém apenas conversa typing, então gostaria de saber se isso é válido também.
Outra cousa que que não estou tendo oportunidades para talk com as pessoas, porém estou ficando dependente de tradução simultânea do português para o inglês, e quando surge alguma palavra em português e eu não sei em inglês eu fico louco e vou correndo pesquisar. Gostaria de saber sua opinião.
Bom Dia! Eu fiz um curso com duração de um mês no exterior e o avanço foi significativo. Me soltei, foi como colocar oleo na corrente da bicicleta…. Aconselho a estudar o iniciante no Brasil e, quando estiver no intermediario, realizar um curso fora.
Alguns amigos ficaram 3 meses, programa ideal, o avanço deles foi enorme.
Eu fui por uma agencia de intercambio chamada STB, eles me ajudaram em tudo!
Boa sorte!